"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 19 de maio de 2018

ANTONIO PALOCCI NEGOCIA SEGUNDO ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA

ADVOGADOS PROMETEM DENÚNCIA DE CASOS INÉDITOS DE CORRUPÇÃO

EX-MINISTRO ANTONIO PALOCCI TENTA NEGOCIAR SEGUNDA DELAÇÃO COM MPF DE SÃO PAULO

Em fevereiro deste ano, os advogados do ex-ministro Antonio Palocci, preso em Curitiba, viajaram a São Paulo para negociar um segundo acordo de delação premiada para o ex-ministro. Eles afirmaram à força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal de São Paulo que Palocci pode apresentar casos inéditos de corrupção vinculados à empresa do ex-ministro da Fazenda.

A consultoria Projeto foi montada por Palocci no mesmo período em que o ex-ministro ficou milionário, quando exercia o mandato de deputado federal e coordenava a campanha presidencial de Dilma Rousseff. Entre 2007 e 2015, a consultoria de Palocci recebeu R$ 81 milhões de 47 clientes, segundo a Receita Federal.

Em relação à empresa, os advogados de Palocci afirmam ter diversos episódios envolvendo clientes da consultoria e casos que implicam outras empresas e operadores do mercado financeiro. Entre os clientes da consultoria de Palocci, que depois se transformou em uma administradora de bens imóveis, estão a gestora de shopping centers Multiplan, a empreiteira WTorre, a companhia de planos de saúde Amil.

Em breve, os advogados do ex-ministro devem enviar um documento aos procuradores de São Paulo para formalizar o acordo de delação premiada. A defesa entragaria ainda anexos contendo denúncias de condutas criminosas.

Palocci já tem um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal do Paraná, fechado em abril deste ano. Para passar a valer, o trato ainda precisa ser homologado pelo juiz João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

O ex-ministro petista foi condenado a mais de 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o juiz Sérgio Moro, Palocci negociou propinas com a Odebrecht em troca de benefícios para a construtora em contratos com a Petrobras.


19 de maio de 2018
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário