"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

TEMER APELA A JANOT CONTRA JOESLEY POR "LADRÃO-GERAL DA REPÚBLICA"

DONO DA JBS REAGIU A NOTA EM QUE FOI CHAMADO DE ‘GRAMPEADOR-GERAL DA REPÚBLICA

ADVOGADO DE TEMER DIZ QUE EMPRESÁRIO 'OFENDEU NÃO SÓ A PESSOA FÍSICA COMO A INSTITUIÇÃO PRESIDÊNCIA' AO DECLARAR QUE PEEMEDEBISTA 'ENVERGONHA TODOS OS BRASILEIROS'

O presidente Michel Temer decidiu apelar ao procurador-geral da República Rodrigo Janot contra Joesley Batista, por quem alega ter sido ‘ofendido’.

Depois que o Palácio do Planalto emitiu nota na sexta-feira, 1, dizendo que o dono da JBS é ‘grampeador-geral da República’, o empresário também divulgou texto em que chamou Temer de ‘ladrão-geral da República’ e, ainda, que o presidente ‘envergonha’ todos os brasileiros’.

“Estou indignado”, declarou nesta segunda-feira, 4, o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, defensor do presidente. “Vamos tomar providências imediatamente, primeiro junto ao procurador-geral que não pode permitir que um homem subjudice saia ofendendo não só a pessoa física do presidente como a própria instituição da República. É mais um acinte à Justiça.”

“Esse homem (Joesley) já recebeu vergonhosos benefícios e está agora tendo garantias para falar o que quer, de quem quer, a hora que quer. Também vamos peticionar ao ministro Edson Fachin (relator do caso JBS no Supremo Tribunal Federal), que homologou a delação, para que tome medidas.”

Temer está em viagem oficial à China. O advogado disse que aguarda apenas a chegada do presidente, prevista para quarta, 6, para protocolar ofício no gabinete de Janot. “O procurador-geral não pode permitir, tem que tomar providências contra um delator que extrapola completamente os limites da sua ação como colaborador de Justiça e parte para ofensas pessoais contra o presidente.”

“Eu entendo que o procurador tem que tomar providências de ofício para punir (Joesley) e proibir qualquer manifestação dele a respeito de terceiros. A menos que o colaborador esteja falando nos autos. Mesmo nos autos ele não pode fazer ofensas. Tem que exercer o seu papel de informante, o qual ele está extrapolando atingindo o presidente da República.”

Na avaliação de Mariz, ‘o grau de impunidade do empresário não pode ser aumentado, não pode atingir níveis maiores que os já alcançados’.

“Trata-se de colaborador que se tornou verdadeiro agraciado por uma indulgência plena, impunidade nunca vista na história da República e que agora se sente absolutamente confortável para ofender o presidente da Rrepública.” (AE)


04 de setembro de 2017
diário do podeer

Nenhum comentário:

Postar um comentário