"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ENTENDA A GRANDE IMPORTÂNCIA DA RENCA (RESERVA NACIONAL DO COBRE E ASSOCIADOS)


Resultado de imagem para renca
Em face da polêmica criada com a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), tomo a liberdade de enviar a vocês um importante artigo do geólogo Sevan Naves. Por favor, divulguem e auxiliem a corrigir as mentiras e distorções que tomaram conta do noticiário nacional e internacional, bem como das redes sociais, acerca desta importante área da Amazônia..
###
RENCA NUNCA FOI UMA RESERVA NATURAL OU DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.
Sevan Naves
A Reserva foi criada por razões nacionalistas e estatizantes, visando a pesquisa mineral e o aproveitamento de recursos minerais, em especial o cobre, pelo Estado, não a proteção ao meio ambiente
Sua extinção abrirá espaço para a mineração empresarial em uma área potencialmente muito rica em recursos minerais.
A presença da mineração empresarial em vários locais do País é sinônimo de preservação ambiental e diminuição de atividades ilegais.
A mineração empresarial gera compensações socioambientais, formação de mão de obra, realocação de força de trabalho para atividades legais, produtivas e sustentáveis.
PRESERVAÇÃO  – A mineração empresarial é responsável pela preservação de grandes áreas de proteção ambiental, pois assume o compromisso de preservar áreas muito maiores que as onde atua.
Grande parte da área da Renca é coberta por unidades de conservação ambiental federais e estaduais. Essas unidades de conservação não deixaram de existir em função da extinção da Renca, mas continuarão a proporcionar proteção legal a áreas ambientalmente sensíveis.
Qualquer atividade na área da extinta Renca terá de se submeter a restrições e exigências impostas por essas unidades de conservação.
SUSTENTABILIDADE – A preservação ambiental e a mineração são absolutamente compatíveis, havendo vários exemplos disso no País há dezenas de anos, inclusive na Amazônia.
A Região Norte do Brasil tem enorme potencial mineral e o País precisa, ao menos, conhecer as suas riquezas para então decidir como delas se beneficiar.
Ser contrário à mineração, seja onde for, por razões ideológicas ou por desinformação – como está a ocorrer nesse episódio da Renca – é ser contrário ao nosso modo de vida. Os minérios estão na composição de quase tudo o que usamos e consumimos diariamente, da privada ao Iphone 7.
IMPORTÂNCIA – Para continuarmos a ter acesso ao que de mais básico necessitamos e aos confortos que desejamos, é preciso haver mineração. As jazidas minerais são finitas. Buscar novas fronteiras é fundamental para permitir a continuidade da vida como conhecemos.
A mineração está sujeita ao que se chama de rigidez locacional, ou seja, não se escolhe onde minerar. A mineração gera milhares de empregos e bilhões de reais em divisas todos os anos, tal como o agronegócio.
Precisamos conhecer o setor mineral e suas contibuições e, assim, atuarmos como apoiadores do desenvolvimento da mineração empresarial sustentável no Brasil. A mineração não é o atraso, muito pelo contrário, é o futuro.

04 de setembro de 2017
Ricardo Sales Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário