"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 17 de setembro de 2017

PROCURADORIA AINDA RELUTA EM ASSINAR ACORDO DE COLABORAÇÃO COM PALOCCI

Resultado de imagem para palocci
Palocci omite informações e atrasa sua delação
Apesar de terem participado de uma nova rodada de negociações da última semana com advogados de Palocci, o MPF em Curitiba reluta em assinar uma colaboração com o ex-ministro petista. Há 10 dias, o procurador Carlos Fernando dos Santos disse ao Globo que, se fosse possível dizer em que estágio se encontrava a negociação em uma escala de zero a dez (em que dez é o sucesso do acordo), a resposta seria três. Nesta sexta-feira (dia 15), uma fonte que acompanha as investigações disse que a resposta mais atualizada seria quatro, ou seja, o petista ainda está longe de ser contemplado com o acordo.
Apesar de ter afirmado em abril durante depoimento a Moro estar disposto a entregar “fatos com nomes, endereços e operações de interesse da Lava-Jato”, Palocci tem relutado, por exemplo, a apresentar informações confiáveis sobre instituições bancárias de seu relacionamento.
SONEGANDO PROVAS – Apenas dados sobre o BTG Pactual – que já é alvo da Lava-Jato – foram citados por Palocci nas negociações, o que os investigadores consideram insuficiente.
Outra fonte que acompanha as negociações informa que várias das declarações do ex-ministro ainda não vieram acompanhadas de provas materiais, o que dificulta o avanço do acordo. Advogados do petista têm relatado dificuldades para obter documentos relacionados aos casos citados pelo cliente pelo fato de ele estar preso.
Até mesmo a menção a pagamentos em dinheiro ao petista é vista com insuficiente pelo MPF para fechar acordo – pelos valores e por ser considerada informação que o Ministério Público já conhecia.
“AMIGO” – Pagamentos feitos ao ex-presidente pela Odebrecht, por meio de Palocci, foram registrados na planilha “Programa Especial Italiano”, do setor de Operações Estruturadas da empresa, responsável por pagamento de propina. O documento foi encontrado no e-mail de um ex-executivo da empresa e menciona pagamentos a um interlocutor citado como “amigo”, uma referência ao ex-presidente Lula, de acordo com os autores da planilha.
Em depoimento a Moro, na semana passada, Palocci disse que quantias mais elevadas eram entregues no Instituto Lula, por meio do ex-assessor de Palocci, Branislav Kontic, que também é identificado na planilha. Entregas em dinheiro de interesse da Odebrecht foram registradas nos sistemas “Drousys” e “My Web Day”, usados para operacionalizar propina e atualmente em posse do MPF.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A verdade é que está cada vez mais difícil fechar delações. Algumas delas serão revistas e até anuladas, como pode acontecer com a JBS e com Sérgio Machado, os primeiros na fila. (C.N.)


17 de setembro de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário