"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 17 de setembro de 2017

COM MEDO DO PANELAÇO, TEMER DESISTIU DO PRONUNCIAMENTO NESTE SÁBADO

Resultado de imagem para temer no planalto sabado
Temer foi ao Planalto reunir-se com Nunes Ferreira
Depois de discussões internas entre integrantes de sua equipe, o presidente Michel Temer bateu o martelo e avisou que não fará pronunciamento neste sábado (dia 16) sobre a segunda denúncia contra ele. Na quinta-feira (dia 14), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, antes de deixar o cargo, denunciou Temer por formação de organização criminosa e obstrução de justiça.
Na equipe do Palácio do Planalto, auxiliares que defendiam que o presidente fizesse um pronunciamento. Temer, que estava em dúvida se devia ou não fazer se manifestar, ouviu inúmeros interlocutores e foi convencido de que a nota divulgada na quinta-feira, 14, na qual afirmava que a segunda denúncia é “recheada de absurdos”, “falta de credibilidade” e “realismo fantástico em estado puro”, era suficiente, pelo menos, neste momento.
REUNIÃO NO SÁBADO – Mesmo assim, Temer decidiu seguir para o Palácio do Planalto na manhã deste sábado para se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, além de outros assessores. O presidente quer dar prosseguimento aos preparativos para a viagem a Nova York, a partir de segunda-feira, 18, onde participará da cerimônia de abertura da Assembleia-Geral da ONU – Organização das Nações Unidas.
Mais cedo, Aloysio Nunes se reuniu no Itamaraty com seus auxiliares para preparar os temas a serem tratados por Temer durante a viagem.
Além de rever o discurso que fará na ONU, o presidente quer discutir mais profundamente os problemas decorrentes da crise da Venezuela na região, que será o tema do jantar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros chefes de Estado na América Latina, na noite desta segunda-feira.
A comitiva presidencial prevista inclui além de Aloysio Nunes, os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.
OUTRAS REUNIÕES – Temer quer acertar ainda as agendas bilaterais que serão realizadas durante a viagem, que incluirá reunião com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu.
Temer poderá se encontrar também com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi. As agendas bilaterais, no entanto, ainda não estão totalmente fechadas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Era tudo conversa fiada da Assessoria do Planalto. Jamais houve a intenção de fazer pronunciamento, porque Temer sabe que o panelaço e o buzinaço seriam devastadores. Quanto à viagem a Nova York, no exterior ninguém dá importância a Temer, todos sabem que é apenas um presidente-tampão, que será descartado como um absorvente de uso eventual. Desta vez, está levando Padilha e Moreira para tirá-los da linha de fogo das denúncias de corrupção. Apenas isso. E Meirelles também vai na comitiva, porque é o verdadeiro presidente aqui na Sucursal e sempre é bem recebido lá na Matriz. (C.N.)


17 de setembro de 2017
Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário