"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

TODO PAÍS TEM DÍVIDAS, MAS PRECISA DE GOVERNANTES QUE SEJAM RESPONSÁVEIS

Resultado de imagem para bolsa de valores charges
Charge do Allan Sieber (Arquivo Google)
Não existe país sem dívidas. É uma quimera. O ideal é um governo responsável e inteligente que preveja o que pode acontecer na economia do mundo. E ter consciência que os Eestados Unidos não querem adversários. E o Brasil é potencialmente seu adversário. Tem tudo para sê-lo. O que nos falta são homens de ideais, patriotas que tenham coragem cívica. Aqui, com raríssimas exceções, é difícil encontramos políticos com essas características. O que se encontra é um economista como o Armínio Fraga, que é mais americano que brasileiro, a definir que teme a volta do “populismo” com Lula. Esse palpiteiro, como muito falsos intelectuais, não sabe o que é populismo.
O que é populismo? Essa estupidez já chegou até nos Estados Unidos. Dizem que Donald Trump é populista. Mas o que é populismo? pergunto mais uma vez. E respondo: Populismo é um neologismo genérico que a elite, por insuficiência ideológica, inventou para mascarar seu preconceitos e discriminações. Não tem valor científico.
DEMAGOGO – Até 1950 o indivíduo era chamado de demagogo. Depois da eleição de Getúlio, em 1951, intelectuais udenistas de São Paulo batizaram o populismo. Isso registrado por Darcy Ribeiro em seu livro “Aos Trancos e Barrancos”. Depois de 1964, Francisco Weffort escreveu um livro sobre populismo. Logo a seguir, René Deifrus lançou “A “Conquista do Estado” e compara Getúlio ao argentino Perón e ao mexicano Cárdenas, caracterizando-os como populistas. Uma comparação estúpida, é só ver a origem dos políticos.
Ortega y Gaisset condenava esse neologismo dizendo que não tem valor científico. Em verdade, a falsa elite é pródiga em inventar neologismos. Quando querem desclassificar um político e confundir o povo, criam um neologismo qualquer e a mídia normalmente aceita como um termo cientifico e dá-lhe asas e o consagra.
O que Armínio fez de proveitoso para o Brasil? Nada. Está certo o nosso grande Helio Fernandes que diz: Todos os economistas deviam ser condenados a prisão perpétua e a seguir fuzilados.

11 de agosto de 2017
Antonio Santos Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário