"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PARTIDO QUE ELEGEU JÂNIO QUADROS TENTA VOLTAR AO PODER EM 2018 COM ÁLVARO DIAS


Resultado de imagem para alvaro dias + podemos
Álvaro Dias será candidato do Podemos (ex-PTN)
O PTN (Partido Trabalhista Nacional) é um dos mais antigos partidos políticos do país e acaba de se renovar, trocando sua sigla para Podemos, seguindo o exemplo da modernização da política espanhola. Nasceu em 1945 como rival do histórico PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), criado por Getúlio Vargas, e em 1947 acolheu o político paulista Hugo Borghi e outros dissidentes do trabalhismo de Vargas. Teve destaque em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Guanabara e lançou em 1960 o candidato Jânio Quadros, que deu um passeio na eleição presidencial.
Além de Jânio, o PTN chegou a ter entre seus filiados outras figuras notáveis,como os deputados Paulo Alberto Monteiro de Barros (Artur da Távola) e Emílio Carlos, na primeira fase, e depois o prefeito paulistano Celso Pitta, na segunda fase.
EXTINTO PELO AI-2 – O partido foi extinto na ditadura militar pelo Ato Institucional nº 2, em 1965, mas veio a ser sendo refundado 30 anos depois, em maio de 1995. Desde então, sobreviveu como partido nanico e só conseguiu eleger quatro deputados federais em 2014, entre os quais a paulista Renata Abreu, filha e sobrinha dos recriadores do partido, os irmãos José e Dorival de Abreu.
Com a janela partidária aberta no início do ano de 2016, muitos parlamentares trocaram de legenda e o destino de alguns deles foi o PTN, que passou a usar a denominação Podemos. Hoje, o partido tem dois senadores, 14 deputados federais e não para de crescer, no embalo da candidatura presidencial do senador paranaense Álvaro Dias.
Em virtude da delação da JBS, foi o primeiro partido a abandonar a base aliada do governo Michel Temer, saindo também do bloco partidário que integrava junto ao PP e ao PTdoB, declarando-se independente em relação ao governo.
HORÁRIO GRATUITO – Nesta terça-feira, as emissoras de TV transmitiram o programa partidário do Podemos, com destaque à mensagem do senador Álvaro Dias, que deixou o governo do Paraná com 93% de aprovação e é autor do importante projeto que extingue o foro privilegiado. É um candidato independente, cujas possibilidades não podem ser desprezadas, em meio à esculhambação que reina na política brasileira.
Em seu site, que ainda é meio amadorístico, o Podemos se orgulha em exibir sua posição sobre os mais relevantes projetos em tramitação no Congresso, uma transparência que poucos partidos adotam. Para decolar a candidatura do senador, o antigo PTN precisa se coligar com legendas menores e comprar uma vassoura, para ganhar mais espaço, ter visibilidade e varrer a sujeira da política nacional. Vamos aguardar.

11 de agosto de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário