"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

NA RETA FINAL, TEMER FEZ PROMESSAS AOS RURALISTAS E AO BAIXO CLERO

Com elevador quebrado, Temer sobe escadas para chegar a jantar onde negociou com aliados
Temer subiu seis andares para agradar o centrão
O governo tenta nesta quarta-feira (dia 2) enterrar de vez a primeira denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente Michel Temer. Ele é acusado do crime de corrupção passiva por supostamente ser o destinatário da mala com R$ 500 mil repassados pela JBS a Rodrigo Rocha Loures, seu ex-assessor. Esta é a primeira vez que um presidente é denunciado no exercício do cargo.
Temer passou a terça-feira (dia 1º) em busca de apoio. Recebeu ao menos 35 deputados – incluindo o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP-SP) –, almoçou com 58 ruralistas e foi a um jantar para o qual foram convidados 100 integrantes do baixo clero.
MEDIDA PROVISÓRIA – Ele acenou à bancada ruralista (210 votos) com uma medida provisória reduzindo a alíquota da contribuição do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) e parcelando pagamentos atrasados com descontos.
Além disso, mandou de volta à Câmara 11 ministros e contou com a boa vontade de partidos como PR e PSD, que fizeram ao menos dois secretários estaduais retomarem seus assentos como deputados para tentar engrossar os votos a favor do governo.
No recesso parlamentar, Temer já havia liberado emendas, distribuído cargos a aliados e informou que traições seriam retribuídas com perda de espaço no governo.
SÓ FALTA O QUORUM – Para evitar que Temer seja investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o Palácio do Planalto, em tese, não precisa fazer muito esforço, já que é a oposição quem precisa de 342 votos dos 513 deputados para dar seguimento à denúncia na sessão marcada para começar às 9h.
No entanto, o governo precisa da oposição para conseguir que 342 deputados registrem presença para que a votação comece.
PREVISÕES – Nas contas de Beto Mansur (PRB-SP), vice-líder do governo, Temer tem 280 votos a favor dele. Ele contabiliza 51 deputados indecisos e 57 traições. Segundo os cálculos do deputado, a oposição terá entre 125 e 130 votos. Segundo enquete da Folha, porém, há 105 deputados a favor do governo e 195 contra. No entanto, 209 não quiseram se posicionar. Quatro não votarão.
A tropa de choque de Temer na Câmara passou a terça em conversas ao telefone e pessoalmente para convencer, mesmo quem pretende votar contra, que marque presença em plenário.
Os aliados de Michel Temer também prepararam material com trechos da defesa e o que consideram pontos frágeis da denúncia. Os panfletos serão distribuídos aos deputados durante a sessão.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O elevador estava enguiçado. Para jantar com deputados do Centrão, Temer teve de subir seis andares de escadas. Agora, espera que o esforço seja recompensado(C.N.)

02 de agosto de 2017
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário