"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

DEFESA DIZ QUE A DENÚNCIA SOBRE O SÍTIO DE ATIBAIA É 'ATENTADO' AO ESTADO DE DIREITO

Resultado de imagem para Lula e o sítio charges
Charge do Alpino (Yahoo Brasil)
O advogado de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , Cristiano Zanin Martins, afirmou nesta terça-feira (1º), por meio de nota, que a decisão do juiz federal Sérgio Moro de aceitar denúncia contra o petista pelo caso do sítio em Atibaia é um “atentado ao Estado de Direito”. O magistrado também aceitou a denúncia contra outras 12 pessoas pelo caso, no âmbito da Operação Lava Jato. Agora, todos são réus no processo. O ex-presidente já é réu em outras duas ações e tem uma condenação.
Um dos réus é um dos advogados de Lula, Roberto Teixeira, que é sogro de Cristiano Zanin Martins. Os outros réus são: Marcelo Odebrecht, empresário; José Adelmário Pinheiro (Léo Pinheiro, dono da OAS); José Carlos Bumlai, empresário; Agenor Franklin Medeiros, ex-executivo da OAS; Rogério Aurélio Pimentel, ex-assessor especial da Presidência; Emílio Odebrecht, dono da construtora Odebrecht; Alexandrino de Alencar, ex-executivo da Odebrecht; Carlos Armando Guedes Paschoal, ex-diretor da Odebrecht;
Emyr Diniz Costa Junior, engenheiro da Odebrecht: Fernando Bittar, empresário, sócio de um dos filhos de Lula, e Paulo Gordilho, engenheiro da OAS.
JUIZ SUSPEITO – No texto, o advogado de Lula acusa Moro de ser “manifestamente suspeito” por ter concedido entrevista à imprensa entrevista para tratar do caso do ex-presidente. “O voluntarismo do juiz Sergio Moro é incompatível com a imparcialidade e a impessoalidade que o cargo exige”, diz Zanin Martins na nota.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Lula recebeu propina proveniente de seis contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht e a OAS. Os valores foram repassados ao ex-presidente em reformas realizadas no sítio, dizem os procuradores. Conforme a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram R$ 1,02 milhão.
PROPRIEDADE DE FATO – De acordo com advogado de Lula, a decisão de Moro refere-se a contratos “que o próprio juiz já reconheceu em sentença (Ação Penal no. 5046512-94.2016.4.04.7000) não terem gerado qualquer benefício em favor de Lula”.
“Mais uma vez [a decisão de Moro] trabalha com conceito de ‘propriedade de fato’ embora o sítio referido na denúncia tenha proprietários conhecidos, que constam na matrícula do imóvel e que provaram a utilização de recursos próprios e lícitos para a compra do bem, e, ainda, que suportam despesas de sua manutenção”, completa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
Interessante notar que um dos supostos “donos” do imóvel, Jonas Suassuna, não foi denunciado pela Procuradoria. Ele alegou que sua parte no imóvel era referente a outro pedaço da propriedade, onde não há nenhuma construção. Quer dizer, tirou o corpo fora e deixou os outros segurando a descarga, como se dizia antigamente. Quando o autor do crime é condenado, o cúmplice segue junto a ele. A única diferença é que geralmente pega pena mínima. (C.N.)

02 de julho de 2017
Deu no G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário