"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

EM ALAGOAS, SÓ 0,8% DOS DIRETORIOS PARTIDÁRIOS PRESTA CONTAS AO TSE

DE 2.389 DIRETÓRIOS, SÓ 19 TÊM CADASTRO EM SISTEMA OBRIGATÓRIO

Enquanto o Congresso Nacional discute mais uma incontável “reforma política”, com direito a financiamento público de campanhas eleitorais, somente 0,8% dos diretórios partidários do Estado de Alagoas fez o cadastramento obrigatório no Sistema de Prestação de Contas Anual dos Partidos Políticos (SPCA).

Em Alagoas, dos 2.389 diretórios, apenas 19 se cadastraram no sistema. E em todo o Brasil, existem 116.875 representações partidárias e apenas 2.127 estão no SPCA.

Por isso, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expediu ofício circular aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais solicitando providências para que os diretórios estaduais e municipais cumpram com a exigência da Justiça Eleitoral e se cadastrem no SPCA.




AUSÊNCIA DE DIRETÓRIOS NO SPCA PODE RESULTAR EM REJEIÇÃO DE CONTAS

Assim que recebeu a comunicação oficial do TSE, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) expediu ofícios para os presidentes dos diretórios estaduais dos partidos políticos orientando para que o cadastro no SPCA seja feito até o final do mês de agosto.

Outro ofício circular também foi expedido para todos os juízes eleitorais alagoanos solicitando que os diretórios municipais sejam notificados quanto à utilização obrigatória do sistema.

“A Justiça Eleitoral fixou a obrigatoriedade da utilização do SPCA para todos os partidos, e em todos os níveis de direção, para o exercício financeiro de 2017, a ser entregue em 2018. Mesmo que os diretórios não apresentem movimentação financeira no período, é preciso que a informação seja prestada já no novo sistema”, explicou Adriana Felícia Peixoto, servidora da Assessoria de Contas Eleitorais.

Peixoto ressaltou, ainda, que se o SPCA não for utilizado, pode ensejar o julgamento das respectivas contas como não prestadas. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE de Alagoas)



17 de agosto de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário