"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

DEPOIS DO CAOS DO PT, SERÃO TRAVADAS AS ELEIÇÕES MAIS IMPREVISÍVEIS DA HISTÓRIA

Resultado de imagem para sucessao 2018 charges
Charge do Tacho (Jornal NH)
José Dirceu tem a sua parcela de culpa pela defenestração do PT, assim como o maior Macunaíma do Brasil, o Sr. Lula. Agora, não adianta chorarem pelo leite derramado, que não volta para o copo. Perderam o bonde da história e arrastaram o povo para o conservadorismo do PMDB e penduricalhos da base aliada.
Numa volta rápida na história, é bom lembrar que lá pelos idos de 1982, na primeira eleição direta para governador pós-1964, o candidato Miro Teixeira, apadrinhado pelo governador Chagas Freitas, do PMDB, despontava na frente das pesquisas do Ibope. Moreira Franco, o candidato do PDS e do general Figueiredo estava em segundo, a professora Sandra Cavalcanti, do PTB, em terceiro, Leonel Brizola, do PDT, em quarto e Lisâneas Maciel, do PT, em quinto e último lugar, posição que amargou até o final.
MIRO FALOU DEMAIS – Pois bem, o cavalo paraguaio Miro Teixeira foi fazer campanha em Madureira, na Zona Norte do Rio, e em discurso inflamado desancou a “comunidade de informações” cujos arapongas serviam no SNI (Serviço Nacional de Informações) do regime militar.
Os bruxos do regime totalitário, incomodados com a crítica, resolveram retaliar Miro. Passaram a inflar outras candidaturas, na esperança de derrubar Miro e os votos da classe média migrarem para Moreira Franco. Ocorre, porém, que a candidatura de Brizola cresceu demais, atingindo o topo das pesquisas. Os estrategistas do regime militar ficaram desesperados, pois não haviam combinado com os russos (eleitor). Não adiantou nem mesmo a tentativa de golpe na apuração da Proconsult, Brizola foi eleito governador do Rio de Janeiro.
A derrota do governo militar foi uma magistral lição de vida, nos termos de que não se pode desconsiderar a inteligência do povo.
NOVO PERFIL – Lula e seus seguidores, incomodados com o último lugar, começaram a mudar o discurso da esquerda radical e a flertar com setores do empresariado conservador, para o PT parecer palatável aos setores produtivos. Aos poucos, foram conseguindo. Até que, em junho de 2002, Lula e José Dirceu se curvaram ao empresariado através da Carta aos Brasileiros, para vencer resistências e garantir o grande sucesso do PT na primeira vitória de Lula, alçado ao cargo de Presidente da República naquela histórica eleição.
A partir de 2003, enfim no poder, a conta foi paga religiosamente pelo PT, na forma de financiamentos para campeões nacionais (JBS, Eike etc.) no bancos estatais. Além disso, o PT garantiu apoio financeiro dos Fundos de Pensão e concedeu desonerações e isenções fiscais de toda ordem, com refinanciamento de dívidas derivadas de impostos, sem multas e em prazos longuíssimos para quitação.
Instituições privadas em dificuldades, como o Banco Pan-Americano, foram socorridas com recursos públicos. Então, pode-se chamar esquerdista ou socialista um governo que concede essas benesses?
ESQUECERAM O POVO – Como sempre, o povo ficou privado dos recursos nacionais. A Educação continuou estagnada e na mesmice de sempre, a juventude perdeu o perfil progressista, a classe trabalhadora teve sua ação controlada pelos pelegos petistas e a luta sindical passou a ser um braço do governo.
O planejamento de poder a longo prazo do PT só viria a sofrer revés com a crise econômica global de 2008, que só atingiria o Brasil em 2011, já no primeiro governo de Dilma Rousseff. Nessa época, quando o país entrou mesmo em crise, os empresários começaram a tirar o tapete do PT. Iniciou-se assim, pacientemente, a liturgia do golpe parlamentar, que culminou com o impeachment de Dilma.
Na base aliada do PT houve debandada em busca de abrigo com o futuro governo do PMDB. As traições se multiplicaram. O maior exemplo foi a atitude do deputado Pedro Paulo, que era Secretário de Administração da Prefeitura do Rio e pediu licença do cargo municipal para votar pelo impeachment de Dilma. Um caso clássico de ingratidão a quem apoiou tanto a Olimpíada do Rio.
DESLEALDADE – Vejam que inexiste lealdade no baixo mundo da podre política brasileira. O Mensalão e a Lava Jato demonstram essa assertiva. E o punhal enfiado no peito da Dilma pelos parceiros da base aliada se volta agora contra o sucessor da presidente, o vice Michel Temer.
Para escapar da prisão, operadores e empresários envolvidos na corrupção se tornam delatores e entregam os acordos efetuados na calada da noite, nos porões dos palácios, nos restaurantes, nos resorts de luxo, em hotéis e nas mansões de Brasília. Todos filmam e gravam todo mundo. Poucos políticos escapam da podridão que se transformou esse país. O desânimo começa a tomar conta da opinião pública, que nem sai mais às ruas para protestar.
Por todos esses erros, ficou demonstrado que o PT não podia mais alegar que viria para iniciar um novo ciclo de ética e participação popular. Ao contrário, o PT exacerbou as práticas anteriores, tornando-se mais conservador e corrupto do que os partidos das elites e agora caminha para o cadafalso, levando junto milhões de trabalhadores sem emprego e sem perspectiva e sem capacidade de sonhar uma vida melhor.
Em meio ao caos, se aproxima mais uma eleição e ninguém pode prever o que correrá, De toda forma, “alea jacta est” — a sorte está lançada.

28 de agosto de 2017
Roberto Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário