"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de março de 2017

UM ELOGIO A EQUIPE ECONÔMICA DE TEMER


Amigos, sejamos francos: a equipe econômica do governo Temer é excelente. Por equipe econômica me refiro ao time do Ministério da Fazenda, do Banco Central, e da Secretaria do Tesouro Nacional. Sem sombra de dúvidas é um time extremamente bem qualificado.

Mansueto Almeida, Marcelo Caetano, Alexandre Manoel, Waldery Rodrigues Junior, Marcos Mendes, Joao Manoel Pinho de Mello, Ilan Goldfajn, Ana Paula Vescovi, e vários outros garantem uma sólida equipe econômica. Por que estou dizendo isso? Porque creio que em breve terei discordâncias mais sérias em relação as decisões econômicas do governo.

Sou contra o aumento de impostos, prefiro um ajuste mais vigoroso nas contas públicas, prefiro uma reforma da previdência que seja para todos, sou a favor da terceirização, gostaria de ver um programa mais sólido de privatização de empresas, entre outros temas. Me parece que a realidade política forçará a equipe econômica a adotar reformas mais brandas do que considero necessárias. E certamente irei criticar isso. Afinal, quem tem o bônus de estar no governo tem que ter necessariamente o ônus.

Como pesquisador busco sempre a melhor solução possível (first best), quando esta não é possível defendo a segunda melhor solução possível (second best). Mas creio que as reformas do governo Temer estarão lá para a sétima ou oitava melhor solução (com sorte). Certamente criticarei isso. Mas deixo aqui registrado o tremendo respeito que nutro pelo time responsável pela parte econômica do governo.

30 de março de 2017
adolfo sachsida

Nenhum comentário:

Postar um comentário