"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 4 de março de 2017

COM 60 MIL AÇÕES PENDENTES, SUPREMO SE COMPORTA COMO SE FOSSE EFICIENTE


Resultado de imagem para supremo charges
Charge do Pelicano, reproduzida da Charge Online
O Supremo Tribunal Federal é realmente uma decepção. Após férias prolongadas e mais os feriados de carnaval, retomou seus julgamentos na quinta-feira, dia 2, com a Ação Direta De Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo DEM sobre a necessidade ou não da Assembleia mineira autorizar o processo contra o governador petista Fernando Pimentel. Com opiniões divergentes, conflitos de interpretações e mudanças de votos, o julgamento foi suspenso e adiado para o mês de abril.
A presidente Carmem Lúcia colocou a ADI porque o assunto era e é urgente. A maioria opinou que não havia necessidade da autorização da Assembleia de Minas para que o governador fosse julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.
Na verdade os ministros não se entendiam e quando se esperava que tudo fosse resolvido com ampla maioria, não é que o ministro Dias Toffoli abriu divergência, alegando que a Ação Direta de Inconstitucionalidade não era o instrumento adequado para se analisar o tema. O ministro Marco Aurélio, que já havia usado de todos os argumentos, então resolve mudar o voto. Com cinco a quatro a favor da “desnecessidade” de autorização da Assembleia mineira, a ministra Carmem Lúcia resolveu suspender o julgamento para esperar a entrada do novo ministro, Alexandre de Moraes, e a presença do ministro Gilmar Mendes, que não participou do julgamento.
Com pouco mais de duas horas de duração, a sessão foi encerrada sem mais nem menos e a conclusão do julgamento adiada para o mês de abril. Vejam que se trata de matéria urgente. Imaginem se não fosse.
Muitas pessoas criticam o juiz Sérgio Moro por suas decisões, sua rapidez e eficiência. Mas ele tem demonstrado que é possível se fazer justiça com eficiência, rapidez, independência e imparcialidade. Dizem que o Supremo está assoberbado de processos. Em vez de serem céleres, os senhores ministros ficam discutindo o sexo dos anjos, com votos longos, repetitivos, raciocínios rebuscados e improdutivos. Fechou 2016 com 57.609 ações pendentes e 60 dias depois, esse total foi para 59.333. E os ministros não tomam nenhuma providência, simplesmente deixam a montanha ir crescendo indefinidamente. É lamentável esse comportamento.
Com o andar da carruagem, com tanta ineficiência e atraso, os brasileiros poderão chegar à conclusão que o STF é totalmente dispensável, bem como o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais.
Triste país o nosso. Somente o povo para fazer as nossas instituições funcionarem. Se todos tiverem o mesmo entusiasmo, que tiveram no Carnaval, com milhões de pessoas indo para as ruas, aí sim as mudanças virão pra valer.

04 de março de 20176
Augusto Chelotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário