"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ACREDITE SE QUISER: TEMER PROMETE DEMITIR OS MINISTROS ENVOLVIDOS NA LAVA JATO



Refém dos caciques do PMDB, Temer começa a se libertar
Incomodado com as avaliações de que seu governo busca blindar peemedebistas envolvidos na Operação Lava-Jato, o presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira que ministros que forem denunciados serão afastados temporariamente e, ao se tornarem réus, afastados de forma definitiva.
— Se houver denúncia, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente. Faço essa declaração para dizer que o governo não quer blindar ninguém, nem vai blindar. Apenas não vai aceitar que a simples menção inauguradora seja uma condenação definitiva, pois, se acolhida a denúncia, e aí sim o ministro se transforma em réu, o afastamento é definitivo.
SEM BLINDAGEM – Em declaração à imprensa, Temer buscou afastar as críticas de que ao nomear Moreira Franco para ministro da Secretaria-Geral da Presidência quis dar a ele foro privilegiado, já que foi citado em delações de executivos da Odebrecht.
— Faço questão de enfatizar em letras maiúsculas que não há nenhuma tentativa de blindagem, a questão é muito séria. Se alguém se converter em réu estará afastado — reafirmou.
Questionado, o presidente disse que não há censura na ação contra os jornais O GLOBO e “Folha de S.Paulo”, em matérias a respeito da tentativa de extorsão à primeira-dama Marcela Temer, feita por um hacker que invadiu o celular dela.
– Não houve isso, você sabe que não houve – respondeu Temer irritado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Bem, conforme já revelamos repetidas vezes aqui na Tribuna da Internet, Temer é refém dos caciques do PMDB, mas agora parece disposto a se libertar, embora as denúncias demorem tanto a serem feitas que é capaz de os ministros envolvidos ficarem até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2018. De qualquer maneira, a declaração é importantíssima, porque significa que Temer e seu escudeiro Moreira Franco estão citados apenas em caixa dois, e não em propinas. Quanto ao resto, incluindo o outrora todo-poderoso Eliseu Padilha, a afirmação de Temer soou como um bilhete azul, conforme estamos cansados de informar aqui na TI.  (C.N.)

13 de fevereiro de 2017
Simone Iglesias e Eduardo Barretto
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário