"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 18 de dezembro de 2016

ZAVASCKI RECEBE SEGUNDA-FEIRA TODAS AS 800 DELAÇÕES DA ODEBRECHT

FORAM CONCLUÍDAS AS DELAÇÕES DE 77 EX-EXECUTIVOS DA ODEBRECHT

MINISTRO TEORI ZAVASCKI.

Já estão concluídos os cerca de 800 depoimentos de 77 ex-executivos da Odebrecht que firmaram acordo de delação premiada com a Justiça.. Todo o material será cevado a uma sala, no terceiro andar do prédio principal do Supremo Tribunal Federal, à qual somente terá acesso, além do ministro Teori Zavaski, relator da Lava Jato, assessores e juízes da equipe.

O trabalho do Ministério Público Federal foi concluído na madrugada deste sábado, e tudo está gravado em vídeo.

Juízes auxiliares serão acionados para analisar todo o material – que será entregue ao STF nesta segunda-feira (19) – durante o mês de janeiro e ouçam todos os ex-executivos da Odebrechet sem a participação dos procuradores, para que eles confirmem se falaram por livre e espontânea vontade.

O material será encaminhado ao Supremo na segunda-feira (19), o último dia de trabalho antes do recesso no Judiciário. Ou seja, um tempo absolutamente curto para que tudo seja analisado antes do recesso, o que é considerado atípico.

Mesmo assim, o ministro Teori tentará o possível para que, ainda na segunda-feira, viabilize um esquema que permita a ele ter condições de analisar tudo na volta do recesso, em fevereiro, para que possa decidir nos primeiros dias se homologa ou não os acordos.



18 de dezembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário