"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PF FAZ BUSCAS NAS CASAS DO MINISTRO VITAL DO REGO (TCU) E DO DEPUTADO MARCO MAIA



Vital do Rego e Marco Maia foram delatados por Delcídio 











Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem na manhã desta segunda-feira mandados de busca e apreensão nas casas do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e do deputado federal Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara, em Brasília. Segundo o blog do Moreno, a PF também realiza operações em Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Maia mora em um condomínio de Canoas.
A Polícia Federal do Rio Grande do Sul realizou operação no Condomínio no bairro Estância Velha, em Canoas. A PF em Brasília concentra as informações por haver foro privilegiado na questão.
O deputado Marco Maia não estava na residência, em Canoas, no momento da operação da PF. Segundo aliados, apenas a esposa se encontrava no local. O gabinete prepara uma manifestação oficial do parlamentar, que estaria em Brasília.
TEORI AUTORIZOU – Os mandados de busca e apreensão para coleta de provas foram autorizados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Em maio, Zavascki determinou abertura de inquérito para investigar o ex-senador e atual ministro do TCU por corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.
A decisão foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Teori concedeu prazo de 90 dias para o cumprimento das diligências iniciais, que inclui depoimentos e produção de provas, também a pedido de Janot.
DELCÍDIO ENTREGOU – As suspeitas sobre os dois políticos surgiram a partir de colaboração premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) na Operação Lava-Jato. Segundo o delator, muitos empresários ligados a obras da Petrobras foram convocados para prestar depoimento à CPI da Petrobras, em 2014. Integrantes da comissão teriam pedido dinheiro para campanhas eleitorais e, em troca, derrubariam requerimentos “que fossem sensíveis, ou seja, que fossem desfavoráveis aos empresários”. Vital do Rego presidia a CPI.
Delcídio cita também em sua delação o ex-senador Gim Argello (PTB), preso na Lava-Jato, e o deputado Fernando Francischini (PR).
“FORÇA-TAREFA” – Segundo Delícidio, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, fazia reuniões em Brasília com outros empresários e integrantes da CPI. Outros empreiteiros, como Ricardo Pessoa (UTC) e José Antunes Sobrinho (Engevix), participavam desses encontros. Eles tentavam criar uma “força-tarefa” no intuito de “blindá-los em razão desses requerimentos”. Pessoa, relatou Delcídio, ficou “revoltado” com o pedido de dinheiro dos parlamentares.
O senador diz não ter certeza, mas, pelo comportamento de Pessoa, “a propina foi paga”, valores que teriam sido pagos em espécie e “por fora”. Os deputados e senadores estariam pedindo para suas campanhas eleitorais.

05 de dezembro de 2016
Jailton De Carvalho e Cristiane Jungblut
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário