"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PARA 96% LAVA JATO TEM QUE CONTINUAR, MESMO SE GERAR INSTABILIDADE

PESQUISA REVELA APOIO DE 96% ÀS INVESTIGAÇÕES CONTRA A CORRUPÇÃO

PESQUISA REVELA APOIO DE 96% ÀS INVESTIGAÇÕES CONTRA A CORRUPÇÃO

Levantamento realizado pela Ipsos revelou apoio quase total da população brasileira em relação à operação Lava Jato, apesar de possível instabilidade nos cenários político e econômico. De acordo com a pesquisa, 96% dos brasileiros responderam que as investigações “devem ir até o fim, custe o que custar”. A taxa de apoio aumentou em relação ao resultado de janeiro, quando 90% dos entrevistados declararam apoio às investigações da operação da Polícia Federal.

Para 94% das pessoas ouvidas, a operação deve seguir, mesmo depois do impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff (PT), e da prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. O mesmo percentual acredita que ainda restam muitos nomes a serem investigados pela Lava Jato.

“A Lava Jato tem forte simbologia junto à opinião pública, que acredita que as investigações podem transformar o Brasil em um país sério”, afirma Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs e responsável pelo Pulso Brasil. “Por isso, as manifestações populares, sejam por meio de panelaços, sejam por meio das redes sociais ou até mesmo tomando as ruas, devem ganhar força caso a população entenda que o governo ou a classe política estejam tentando barrar as investigações,” avalia o pesquisador.

PT simboliza a corrupção

De acordo com a pesquisa, o partido mais associado à operação é o PT, com 66% de concordância das pessoas ouvidas. O segundo mais citado é o PMDB, porém somente 7% associam o partido à operação, seguido pelo PSDB, com 3% das menções. Um quinto dos entrevistados (19%) não soube responder e 5% preferiram não se posicionar.

O levantamento questionou os entrevistados para saber se a Lava Jato está investigando todos os partidos. Um quarto das pessoas ouvidas discordaram dessa afirmação, contra 64% que responderam afirmativamente. Já quando perguntados se a operação deveria investigar todos os partidos, o percentual de concordância foi bem maior: 94% disseram que sim, contra 2% que discordaram.

Delações

Com a assinatura dos acordos de delação premiada de executivos da Odebrecht com o Ministério Público Federal, a pesquisa questionou o quanto a população acredita que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e o atual presidente e Michel Temer poderiam ter seus nomes envolvidos. 83% dos pesquisados acreditam que Lula será mencionado. Outros 66% acreditam que Dilma Rousseff será citada, enquanto 54% das pessoas ouvidas acreditam que o atual presidente Michel Temer estará presente na delação.

Quando questionados especificamente se acreditam na participação de Lula em casos de corrupção, 84% disseram que sim. Já quando questionados se acreditavam que o ex-presidente chegaria a ser preso por causa das investigações, mais da metade (51%) disse que não, contra 47% que disseram acreditar nesse desfecho.

A pesquisa foi realizada em 72 cidades brasileiras com 1.200 entrevistas presenciais entre os dias 01 e 13 de novembro


02 de dezembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário