"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

TRUMP VAI VENCER, DIZ ESPECIALISTA QUE ACEITA ELEIÇÕES DESDE 1984

O pesquisador Allan Lichtman, da American University, se baseia em um sistema que avalia os candidatos por meio de 13 tópicos de verdadeiro ou falso

Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos EUA, fala durante um evento em Hickory, no Estado americano da Carolina do Norte (Chris Keane/Reuters/Reuters)

Ninguém parece saber ao certo quem vencerá as eleições americanas de 8 de novembro – exceto Allan Lichtman, professor da American University, em Washington. Apesar das pesquisas estarem favorecendo Hillary Clinton, o historiador garante que Donald Trump sairá vencedor. 
O método de previsão desenvolvido por ele acertou os últimos sete presidentes americanos.

Lichtman não se baseia em levantamentos de institutos de pesquisa, nem em sua própria opinião, mas em um sistema chamado “chaves para a Casa Branca”. 
A fórmula, explicada em seu livro Prevendo o próximo presidente, é composta por 13 afirmações que devem respondidas como verdadeiras ou falsas. 
Os tópicos incluem uma avaliação sobre o partido que atualmente está no poder, questões sobre a personalidade do candidato e pontos sobre o cenário político do país.

Leia também:
Campanha que promete nudez de ator ganha apoio de HillaryCongressistas acusam Rússia de interferir na eleição dos EUADonald Trump pelado é roubado em Miami! (a estátua…)
inRead invented by Teads

Apesar de garantir que Trump vencerá, Lichtman admitiu que as eleições deste ano podem ser as primeiras a mostrarem uma falha no sistema. “Donald Trump fez estas eleições serem as mais difíceis de prever deste 1984. Nós nunca vimos um candidato como ele e Trump pode quebrar padrões que a história mantém desde 1860”, disse em entrevista ao jornal The Washington Post.

Segundo Lichtman, o sistema trabalha, principalmente, com uma avaliação sobre o trabalho do partido no poder e os democratas não ranquearam muito bem em seu teste. 
Por outro lado, Trump tem um perfil extremamente polêmico, o que pode afastar alguns eleitores republicanos e mudar o curso da corrida eleitoral.

01 de novembro de 2016
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário