"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

TOCANTINS, O MAIS NOVO ESTADO, JÁ É VETERANO EM MATÉRIA DE CORRUPÇÃO


Resultado de imagem para marcelo miranda
Marcelo Miranda, o governador, já está na mira da PF
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), deverá ser levado pela Polícia Federal sob coerção para depor na Operação Reis do Gado, deflagrada nesta segunda-feira (28). A ordem ainda não foi cumprida porque o governador está em viagem. A PF também cumpre nesta segunda-feira mandado de busca e apreensão no apartamento do pai do governador, o ex-deputado estadual Brito Miranda. Os policiais cumprem buscas no Palácio Araguaia, a sede do governo estadual, e estiveram pela manhã na casa do governador
O ex-governador Siqueira Campos, filiado ao PSDB até março passado, também é alvo de um mandado de condução coercitiva para depoimento..
A operação foi deflagrada a partir de ordens expedidas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Segundo a PF, estão mobilizados 280 policiais para cumprir oito mandados de prisão temporária, 108 mandados de condução coercitiva e 76 de busca e apreensão nas cidades de Palmas e Araguaína (TO), Goiânia (GO), Brasília e cidades do interior do Pará e de São Paulo.
LAVAGEM DE DINHEIRO – A investigação apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro com “transações mobiliárias fraudulentas, contratos de gaveta e manobras fiscais ilegais”, segundo a PF.
Em nota, a PF informou que a investigação apontou um suposto esquema de fraudes “em contratos de licitações públicas com empresas de familiares e pessoas de confiança do chefe do executivo estadual, que teria gerado enorme prejuízo aos cofres públicos”.
O nome da operação é referência, de acordo com a PF, ao fato de os principais investigados “serem grandes pecuaristas no Pará e o gado era a destinação de grande parte do dinheiro desviado”.
Segundo a PF, um dos casos sob investigação identificou que o comprador indicou ter adquirido um determinado número de cabeças de gado que sequer caberia na propriedade rural.
OUTROS MANDADOS – De acordo com a TV Anhanguera de Palmas (TO), a PF cumpre um mandado de prisão temporária emitido pela Justiça contra o secretário de infraestrutura do governo estadual, Sérgio Leão, e dois empreiteiros também foram alvos de conduções coercitivas.
Procurada pela Folha, a assessoria de comunicação do governador Marcelo Miranda informou que ainda não há posição oficial do governo sobre a operação pois o assunto ainda está sendo discutido com advogados. Segundo a assessoria, o governador estava em viagem no final de semana. A assessoria não soube informar quando Marcelo Miranda prestará o depoimento à PF.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – As duas famílias que comandam o mais novo Estado (Siqueira Campos e Miranda) são veteranas em matéria de corrupção, envolvendo pais e filhos em esquemas criminosos. O atual governador já teve o mandado anterior cassado, mas se elegeu de novo, porque não foi alcançada pela Lei da Ficha Limpa, devido a tecnicalidades jurídicas, como aconteceu com Jader Barbalho, Cássio Cunha Lima e muitos outros. E la nave va, cada vez mais fellinianamente. (C.N.)

28 de novembro de 2016
Rubens Valente
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário