"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

TEMER DECIDE GRAVAR TODAS AS AUDIÊNCIAS QUE CONCEDER NO PALÁCIO DO PLANALTO



Resultado de imagem para temer gravado charges
Charge do Miguel, reprodução do Jornal do Comércio/PE















O presidente Michel Temer classificou como “gravíssimo” e “indigno” a suposta gravação feita pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de uma conversa entre eles sobre a pressão feita pelo também ex-ministro Geddel Vieira Lima pela aprovação de um empreendimento em Salvador. Questionado durante entrevista coletiva neste domingo, Temer disse que gostaria que a gravação fosse divulgada para esclarecer o episódio.
“Acho indigno. Um ministro gravar um presidente da República é gravíssimo. Se gravou, espero que a gravação venha a luz logo. Eu sou cuidadoso com as palavras. Havia um conflito administrativo entre o Iphan da Bahia e o Iphan nacional” — disse Temer.
Temer disse que cogita gravar todas as audiências públicas que tiver: “Estou pensando em pedir ao gabinete de segurança institucional que grave todas as conversas do presidente da República. Assim, todo mundo vai saber. Vai ter uma gravação oficial”.
INTERESSES PARTICULARES –  Calero pediu demissão após ser interpelado por Geddel. Antes, porém, teve duas reuniões com Temer para tratar sobre o assunto. Em depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro disse que Temer o pressionou para resolver a questão. Depois, em nota, ele negou que tenha tido intenção de gravar conversa com Temer.
Temer voltou a afirmar que interferiu na disputa entre Geddel e Marcelo Calero apenas para arbitrar um conflito entre duas áreas do governo e não para patrocinar interesses particulares de uma das partes:“Eu não estava patrocinando nenhum interesse privado, data vênia.”
O presidente disse, ainda, que está acostumado a arbitrar conflitos. “A coisa que mais fiz na vida foi administrar conflitos. Especialmente no meu partido, o PMDB, onde a arbitragem de conflitos é permanente” — declarou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Temer acaba de “descobrir a pólvora” sobre gravações. Desde o regime militar isso tem sido feito. Quando Sarney assumiu em 1985, destinou para sua filha Roseana o gabinete que era usado por Delfim Neto. Roseana mandou mudar a decoração. Quando os operários retiraram os lambris, encontraram o microfone que o SNI usava para gravar as audiências do ministro do Planejamento do regime militar. Quanto à gravação feita recentemente por Marcelo Calero, não deve haver nada de incriminador contra Temer, que é muito cuidadoso ao se expressar. Hoje à noite saberemos no “Fantástico”. (C.N.)

28 de novembro de 2016
Isabel Braga e Jailton de CarvalhoO Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário