"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

NOVO MINISTRO NEM ASSUMIU E JÁ CONSEGUE DEIXAR TEMER EM MÁ SITUAÇÃO


"A cidadania deve se mobilizar e se manifestar pacificamente, sem aceitar provocação" O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), conclamou a população a sair às ruas para se posicionar em defesa da investigação da Operação Lava Jato, que chegou, na manhã desta sexta-feira (04), à condução coercitiva do ex-presidente Lula, para prestar depoimento. "A cidadania deve se mobilizar e se manifestar pacificamente, sem aceitar provocação", afirmou Freire no twitter.
Freire diz que fazer pressão não é “muito” a prática de Temer
Convidado por Michel Temer para a vaga de Marcelo Calero, o deputado Roberto Freire (PPS) afirmou à Folha na manhã deste sábado (19) que não se sente constrangido em assumir o cargo em meio a uma polêmica, mas disse ter por princípio não se submeter a pressões e obedecer sempre as decisões dos órgãos técnicos. “Não tenho constrangimento nenhum. Não vou assumir por pressão de quem quer que seja, e nem vou me submeter a pressão. Até porque não acho que seja muito a prática do Temer, não me parece que Temer use da política para fazer pressão”, disse Freire.
O futuro ministro disse que tomou conhecimento pela Folha da afirmação de Calero de que o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) pressionou o antigo titular da Cultura para que interferisse em um empreendimento imobiliário na Bahia em que tinha interesse pessoal.
MANTER O PARECER – Apesar de ressaltar não ter conhecimento do caso específico, Freire indicou a disposição de manter a decisão do antecessor.
“Vou saber o que está havendo, mas uma coisa é certa, ministro tem que pelo menos respeitar aquilo que é decisão dos órgãos competentes e tecnicamente capacitados para decidir. Isso é um princípio geral. Não sei o caso específico, mas vai ter que se aplicar esse princípio geral, de que temos que respeitar as decisões dos organismos técnicos e competentes.”
Em entrevista à Folha, Calero disse ter sido procurado ao menos cinco vezes por Geddel – por telefone e pessoalmente – para que ele assegurasse que o Iphan, instituto ligado à pasta, desse um parecer liberando a obra em construção em Salvador, onde o ministro dizia ter um apartamento.
Freire afirmou que conversará com Temer sobre sua posse na segunda-feira (21).
DESGASTE – Para auxiliares e assessores presidenciais, a acusação feita por Calero é “grave” e não pode ser tratada com normalidade pelo presidente.
A avaliação é que o episódio desgasta ainda mais a imagem de Geddel, afetada com a revelação de troca de mensagens entre ele e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, preso no rastro da Operação Lava Jato.
Segundo o entorno do presidente, Temer irá esperar a repercussão do episódio durante a semana para tomar uma decisão definitiva sobre a permanência ou saída de Geddel da pasta.
Segundo a Folha apurou, o presidente chegou a ser informado antes da saída de Calero sobre a pressão de Geddel para autorizar a obra e tentou demover o ministro da intenção de deixar a pasta.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A declaração de Roberto Freire é bastante sintomática. Disse ele, tentando defender Temer no caso Geddel: “Até porque não acho que seja muito a prática do Temer, não me parece que Temer use da política para fazer pressão”. Freire é advogado, conhece bem a língua portuguesa, sabe colocar as palavras. Ao usar o advérbio “muito” e dizer que fazer pressão não é “muito a prática do Temer”, está admitindo que ele efetivamente o faz. E isso não muda o quadro. O importante é que Temer tem de demitir Geddel imediatamente. Se demorar uma semana para fazê-lo, ficará muito desmoralizado. (C.N.)


21 de novembro de 2016
Ranier Bragon e Gustavo Uribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário