"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

DEPUTADOS QUEREM QUE ANISTIA A CAIXA 2 IMPEÇA A PUNIÇÃO POR OUTROS CRIMES


Resultado de imagem para impunidade
Ilustração reproduzida do Arquivo Google
A prisão de Anthony Garotinho (PR) e Sérgio Cabral (PMDB) elevou ao nível máximo o senso de urgência dos congressistas que querem aprovar uma anistia ampla e explícita aos alvos da Lava Jato. Esse grupo suprapartidário diz que, se é para assumir um desgaste dessa magnitude, que seja para obter um salvo-conduto seguro. Em outras palavras: a garantia de que não serão atingidos pela nova lei do caixa dois nem enquadrados em práticas como corrupção e lavagem de dinheiro.
Um dos nomes cogitados para assumir a autoria da emenda da anistia foi o do deputado João Campos (PRB-GO), coordenador da bancada evangélica e vice-coordenador da bancada de segurança pública.
Campos confirmou que foi sondado, mas disse que é frontalmente contra a anistia e que jamais aceitaria cumprir tal papel. “Não contem comigo. É questão de princípio, a minha atuação na Câmara não permite andar nessa direção.”
NAS SOMBRAS – O deputado não quis dizer quem o abordou, mas afirma acreditar que todos da comissão que discute o pacote anticorrupção do Ministério Público — e onde pode ser incluída a emenda da anistia — devem ter sido procurados.
Por essas e outras, o movimento Vem Pra Rua vai montar neste domingo (dia 20) um “muro da vergonha” na Avenida Paulista com o nome dos deputados que não apoiam o projeto das dez medidas contra a corrupção.
MENOS PARLAMENTARES – Outro detalhe da situação dos políticos – até esta sexta-feira (dia 18), o projeto com maior aprovação popular no portal do Senado era a emenda à Constituição que reduz o número de congressistas dos atuais 594 para 439, um corte de 26%. A proposta tinha quase 1 milhão de “joinhas”.
Apresentada pelo senador Jorge Viana (PT-AC), a PEC está na CCJ e recebeu parecer favorável de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na última quarta-feira (dia 16).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É o fim da picada. os políticos continuam brincando com a opinião pública e querem ser anistiado tipo confissão a padre – per secula seculorum. Quanto ao projeto de emenda do senador Jorge Viana, é altamente benéfico e vai reduzir os custos do Congresso. Precisa ser logo aprovado. Mas será que isso acontecerá? Mais parece um sonho. (C.N.)

21 de novembro de 2016
Natuza Nery
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário