"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CÂMARA VAI APROVAR HOJE A ANISTIA AO CAIXA 2, DANDO INÍCIO À OPERAÇÃO ABAFA



Maia reuniu os líderes na calada da noite para armar o golpe
Após horas de reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o vice-líder do PT, Vicente Cândido (SP) contou, na madrugada desta quinta-feira, que o texto aprovado pela comissão que discutiu medidas de combate à corrupção será rejeitado “na íntegra” em plenário e será apresentado um substitutivo modificando quase todo o relatório de Ônyx Lorenzoni (DEM-RS).
Segundo o petista, aliado próximo do presidente da Câmara, será incluído no novo texto um trecho deixando clara a anistia de caixa dois em casos anteriores à aprovação da proposta, como queriam quase todos os líderes. Isso poderá acontecer já no texto do substitutivo ou aparecer por uma emenda a ser apresentada. Ainda não foi definido quem será o autor do substitutivo, mas ele será apresentado na manhã desta quinta-feira e apresentado para ser votado em plenário ainda hoje, “de imediato”, disse.
SUBSTITUTIVO – “Muda muito. O caixa dois entra como emenda ou no próprio texto. Tem que deixar esse assunto sempre muito claro. Terá um substitutivo que muda bastante o texto” — afirmou Cândido.
Perguntado se o plenário rejeitaria o texto de Lorenzoni, o petista disse que isso acontecerá “na íntegra”: “(Será rejeitado) na íntegra. Rejeita inclusive o relator” — ironizou, em referência às críticas feitas ao relator na comissão, que teria descumprido um acordo com Maia e os líderes.
Cândido disse ainda que será preciso deixar clara no texto a isenção de punição a quem fez uso de caixa dois até agora, o que vinha sendo articulado por todos os líderes, com exceção de PSOL e Rede. “Criminaliza o caixa dois daqui para frente e isenta quem cometeu aquele tipo penal. O texto tem que ser muito claro e objetivo”.
MAIA ARTICULA – Parte ativa nas articulações pela anistia ao caixa dois, Rodrigo Maia negou que vá constar no texto trecho que deixe clara a anistia. Ele defende apenas que haja a tipificação do crime de caixa dois, o que já deixaria claro que antes não havia crime.
“Não tem anistia, porque se você aprova a tipificação, se você está tipificando um crime, é porque esse crime não existe, então não tem anistia, as pessoas estão interpretando de forma equivocada a proposta. O que eu defendo é a tipificação do crime, mas não precisa ser 100% do texto que veio do MP” — disse o presidente.
TUDO PODE ACONTECER – Maia afirmou ainda que “tudo pode acontecer” na manhã de hoje. Ele disse que ainda precisa ler todo o texto e os destaques aprovados na comissão e que, se houver empenho dos líderes, será possível votar ainda esta quinta-feira.
“A sessão é amanhã, não sei se tem quórum amanhã. Amanhã é quinta-feira. Não depende de mim. É uma decisão que tem que ter o apoio da maioria” — disse, na madrugada.
Outro ponto que será incluído no novo texto é a possibilidade de punição a juízes, promotores e procuradores por crime de responsabilidade. Ônyx Lorenzoni havia incluído esse ponto na primeira versão do relatório que elaborou, mas recuou para conseguir aprovação mais célere do relatório.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Sensacional a matéria de Letícia Fernandes, filha de Rodolfo, neta de Helio e sobrinha de Helinho Fernandes. Fez o texto e a foto, que demonstram ter sido um erro estratégico a apresentação do projeto das 10 Medidas Anticorrupção pelos procuradores da Lava Jato. Os parlamentares agora vão transformar o projeto em 10 Medidas Pró-Corrupção. Como costuma lembrar aqui no blog o comentarista Guilherme Almeida, citando o filósofo, teólogo e astrônomo italiano Giordano Bruno (1548 – 1600), “que ingenuidade pedir a quem tem poder para mudar o poder”. Mais de 400 anos depois, nada mudou(C.N.)


24 de novembro de 2016
Leticia Fernandes
O Globo

Um comentário:

  1. A gritaria já fez efeito. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou na tarde de hoje o adiamento da votação do parecer do pacote anticorrupção no plenário da Casa para a próxima terça-feira, dia 29. "Ninguém pode se sentir ofendido por uma decisão onde o plenário da Câmara é soberano. Isso tem sido dito para denegrir a imagem do Parlamento", afirmou.

    ResponderExcluir