"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

EX-MINISTRO CALERO DENUNCIA GEDDEL À POLÍCIA FEDERAL POR CRIMES DE CORRUPÇÃO


SALVADOR, BA, 22.11.2016: Vista do emprendimento La Vue na ladeira da Barra. A região é uma das mais caras de Salvador. (Foto: Raul Spinassé/Folhapress, PODER ) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Justiça Federal já mandou parar a obra do prédio de Geddel
A briga mudou de patamar. O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero prestou depoimento à Polícia Federal sobre as acusações, feitas em entrevista à Folha, de que o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) usou o cargo para pressioná-lo a liberar a construção de um empreendimento imobiliário em Salvador. Até então, o caso estava restrito à Comissão de Ética da Presidência, que viu indícios de conflito de interesse na atuação do articulador político de Michel Temer. Procurado, Calero disse que não falaria com a imprensa.
Em Salvador, a Justiça Federal da Bahia determinou a suspensão imediata das obras do residencial La Vue, na Ladeira da Barra em Salvador. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24).
O prédio está sendo erguido numa das áreas mais nobres da capital baiana, a Ladeira da Barra, e virou alvo de polêmica após o pedido de demissão do ministro da Cultura, Marcelo Calero.
PRESSÃO DE GEDDEL – Em entrevista à Folha no sábado (19), Calero disse que entregou o cargo porque o ministro Geddel Vieira Lima (Governo) o pressionou para que o Iphan derrubasse uma decisão contrária à obra. Geddel disse na ocasião ter um apartamento no local.
A sentença da juíza Roberta Dias do Nascimento Gaudenzi acolhe pedido da ação civil pública movida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil contra a Cosbat Empreendimentos e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A juíza evoca os princípios da prevenção e da precaução para justificar a decisão. Afirma ser necessário suspender a obra para evitar possíveis “efeitos deletérios” ao meio ambiente.
APOIO AO IPHAN – A sentença referenda a decisão do próprio Iphan, que na última semana determinou a suspensão das obras em processo administrativo que tramita no órgão. O Iphan entende que o empreendimento está inserido numa área de entorno de bens tombados como o outeiro e a Igreja de Santo Antônio da Barra.
Além de determinar a paralisação das obras, a decisão também ordena a suspensão da venda dos apartamentos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Em tradução simultânea, o fato concreto é agora o ministro Geddel está formalmente acusado na Polícia Federal pelo cometimento de vários crimes de corrupção, como favorecimento pessoal e improbidade administrativa. Será aberto inquérito, ele terá de depor e se defender, e depois será denunciado e processado no Supremo (se ainda estiver no cargo de ministro) ou na Justiça Federal, se já tiver sido defenestrado. Temer e Moreira Franco estão na maior felicidade… (C.N.)


24 de novembro de 2016
Natuza Nery e João Pedro Pitombo
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário