"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

MANOBRA A CAMINHO

ONYX DIZ HAVER MOVIMENTO PARA TIRÁ-LO DA RELATORIA DO PACOTE ANTICORRUPÇÃO
"PERCEBERAM QUE NÃO VÃO CONSEGUIR PASSAR POR CIMA", DISSE O DEPUTADO

"PERCEBERAM QUE NÃO VÃO CONSEGUIR PASSAR POR CIMA", DISSE O DEPUTADO. FOTO: CÂMARA

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse ser "muito difícil" que ele permaneça com a relatoria do projeto das dez medidas anticorrupção na votação da proposta no plenário, adiada para a próxima terça-feira, 29. Segundo o deputado, há um movimento nos bastidores para destituí-lo da função e aprovar o texto com outros propósitos. Para ele, um grupo articula a substituição porque "perceberam que não vão conseguir passar por cima" dele.

Pelo regimento da Câmara, os relatores nas comissões especiais têm apenas preferência na indicação para a mesma função em plenário, mas não há uma regra que determine que isso ocorra. Onyx assumiu a relatoria do projeto em julho. "Eles (deputados) que façam o que quiserem", disse o parlamentar, que estava visivelmente abatido e quase sem voz. Ele evitou comentar a situação do partido, que já sinalizou ser contra o seu relatório.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já admitiu que tem sofrido pressão de lideranças para mudar o relator. Maia disse que pelo regimento isso seria possível, mas que não pensa na possibilidade hoje. "Quem é o presidente da Câmara sou eu, eu que vou decidir (sobre relator). Qualquer um pode falar o que quiser, pode dar a opinião, e eu ouço todas, e ouvindo todas eu decido."


24 de novembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário