"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DOS 69 PARLAMENTARES DO PT, 40 DELES JÁ CONTESTAM LULA E AMEAÇAM SAIR DO PARTIDO

Charge do Angeli, reprodução da Folha

Quando publicamos aqui na “Tribuna da Internet” um revelador texto de Catia Seabra, excelente repórter da Folha, sobre a reunião de cerca de 40 parlamentares petistas, em sua maioria deputados federais, que nesta segunda-feira racharam o partido e decidiram divulgar um manifesto em que cobram a antecipação das eleições internas, o sempre atento comentarista Francisco Vieira estranhou o elevado número de dissidentes. Eu também estranhei, mas a matéria estava corretíssima, o PT está mais do que dividido. Pode-se até dizer que o partido entrou em processo de extinção.

MAIORIA DE DISSIDENTES – O PT ainda tem 69 parlamentares federais – 59 deputados e 10 senadores. Já se sabia da existência de 26 dissidentes, que antes da eleição municipal costumavam se reunir para discutir a crise causada pela Lava Jato e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eram minoria. Mas agora, o total dos adeptos da facção “Muda PT” aumentou para 40 parlamentares insatisfeitos. Ou seja, passaram a representar maioria folgadamente absoluta.

Portanto, é grave a crise e não parece haver a menor perspectiva de solução. Pelo contrário, a tendência é de fortalecimento da dissidência e consequente decadência do partido.

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – O motivo concreto dessa rebelião, que aparentemente envolveria apenas a antecipação da mudança da presidência e da comissão executiva do partido, é que hoje o PT se divide entre os que ainda apoiam Lula da Silva e os que pretendem se livrar dele.

Diante do ultimato dos dissidentes, foi convocada nesta terça-feira uma reunião de emergência pela liderança do PT, que nem conseguiu a presença dos 29 parlamentares pretensamente ainda fiéis ao partido. O deputado José Guimarães, ex-líder do governo Dilma Rousseff na Câmara, foi então escolhido para contestar a corrente “Muda PT”.

Guimarães criticou com veemência os parlamentares que ameaçam deixar a legenda. Afirmou que a ideia é uma “aventura” e até “ameaça a democracia”, vejam quanto exagero desse parlamentar, que se tornou famoso como “o deputado dos dólares na cueca” e é irmão do mensaleiro José Genoino. Na verdade, não é a democracia que está a perigo, quem corre risco é o PT, que conseguiu desmoralizar as esquerdas brasileiras.

CRISE GRAVÍSSIMA – Não adianta conversa fiada. As imagens de Lula e do PT se confundem no tempo e no espaço. A liderança hegemônica e incontestável de Lula já era. Esses 40 parlamentares querem preservar os mandatos e as bases eleitorais. Sabem que a legenda do PT se transformou numa sigla maldita, sem o menor futuro, conforme ficou demonstrado na eleição municipal.

No entanto, esses 40 dissidentes estão confusos, ainda não sabem o que fazer. Dentro de dois anos terão de se candidatar novamente. Sonham com uma união das esquerdas (leia-se: PT, PDT, PSOL, PCdoB, PTdoB, PCB, PCO, PSTU, PMN) ou, no mínimo, com a fusão do PT com outra legenda.

O problema é que nenhum partido aceita se unir ao PT em situação de inferioridade. Pelo contrário, todos eles se consideram em posição se superioridade em relação ao PT, a legenda que mais perdeu robustez e substância na eleição municipal, prenunciando o “Apocalypse Now” de Francis Ford Coppola ou a “Derrocada” (“The Crack-up”) de Scott Fitzgerald.

PIADA DO ANO – A facção majoritária do PT era a “Construindo um Novo Brasil” (CNB), liderada pelo próprio Lula. Seu porta-voz José Guimarães deu a seguinte declaração oficial, na tentativa de conter a deserção dos 40 parlamentares petistas:

“É um erro estratégico para a democracia ventilar a possibilidade de sair do PT para qualquer uma outra aventura. Alguns saíram do PT dizendo que estavam desgastados e que queriam disputar as eleições. Se deram muito mal”, afirmou Guimarães, se referindo a Marta Suplicy (PMDB), derrotada na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Será que ouvimos bem? O deputado da cueca realmente disse que a debandada dos petistas significa “um erro estratégico para a democracia”? Será a Piada do Ano? É claro que não se trata nada disso. A democracia brasileira está cada vez mais sólida. Quem está se desmanchando é apenas o PT.


19 de outubro de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário