"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

AMIGO DE CUNHA, PAULINHO DA FORÇA DIZ QUE ELE PODERÁ FAZER DELAÇÃO PREMIADA

Paulinho da Força visitou Eduardo Cunha semana passada

Um dos principais amigos e aliados de Eduardo Cunha, o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força Sindical, disse que o ex-presidente da Câmara – cassado em setembro – já esperava que seria preso. Paulinho comentou que Cunha tem dito que não fará delação, mas que poderá optar pela delação premiada agora que está preso. Mas acrescenta que o amigo não falou sobre isso com ele.

— Eu não sei quem tem a temer. Algumas pessoas sabem o que fizeram durante esse período. Essas pessoas que fizeram coisa errada, pode ser que estejam com medo. Uma coisa é o Eduardo Cunha fora da cadeia, outra é o Eduardo Cunha na cadeia. Pode ter a possibilidade. Quantos foram presos, diziam que não ia fazer delação e depois falaram — afirmou Paulinho.

O deputado disse que esteve com Cunha pessoalmente no início da semana passada, antes do feriado de 12 de outubro, na segunda ou terça-feira. Foi até o apartamento funcional da Câmara que Cunha ainda estava ocupando. Paulinho diz que continua amigo do ex-presidente. O deputado disse que soube da sua prisão por um jornalista, com quem estava almoçando e não falou com ele hoje por telefone.

PRISÃO DA MULHER – Paulinho comentou que, mesmo antes de ser cassado, Cunha já esperava ser preso e também temia a prisão de sua mulher, Cláudia Cruz. — Ele sabia. Dizia que o processo não estava mais aqui (no Supremo), mas em Curitiba e que a tendência de ser preso era muito grande — acrescentou Paulinho.

O deputado lembrou que a especulação é de que a prisão dele e a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconteceria no mesmo dia: — Diziam que ele e o Lula seriam presos no mesmo dia. Anteontem tinha gente na porta da casa do Lula.

Segundo Paulinho, Cunha nunca falou que faria delação premiada, só dizia que iria escrever o livro dele. Indagado se iria visitar Cunha em Curitiba, Paulinho ironizou: — Estou querendo é visitar o José Dirceu (ex-ministro do governo Lula).

19 de outubro de 2016
Isabel Braga
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário