"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

MENSAGEM...

NO PRIMEIRO SÉCULO DA NOSSA ERA, O LATINO OVÍDIO ESCREVEU 'TEMPUS EDAX RERUM' (TEMPO DEVORADOR DAS COISAS) RETOMANDO UM EPIGRAMA DO POETA LÍRICO GRECO SIMONIDES (5 a.c.) PARA O QUAL 'O TEMPO DE DENTES AFIADOS TUDO CONSOME, ATÉ AS COISAS MAIS FORTES'. 
LOGO NO INÍCIO DO SÉCULO XVII, SHAKESPEARE NA COMÉDIA MEDIDA POR MEDIDA TRAZ DE VOLTA A EXPRESSÃO 'OS DENTES DO TEMPO'.
O TEMPO DEVORA CERTEZAS, MATERIALIDADES, EXPRESSÕES. RELAÇÕES, ANUNCIA RUPTURAS E ESQUECIMENTOS. ('Não nascemos prontos', Mario S. Cortella)




06 de setembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário