"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

ROTINA DE CENSURA: O MANCHETÔMETRO PROVA QUE A MÍDIA É CONTRA O PT, LOGO É JUSTO CENSURAR A MÍDIA



Os blosteiros mandaram avisar que o Manchetômetro indicou uma série de prioridades: criar uma estatal imaginária para os tucanos dominarem, fantasiar um mundo alternativo onde o PSDB violou a lei do orçamento, ou mesmo projetar um universo onde dezenas de políticos da base tucana sejam expostos, com evidências e delações, para o público. Tudo isso em pleno início de 2015.

Lembrem-se: o Manchetômetro diz que o governo é “prejudicado pela mídia” já que existem mais manchetes negativas contra Dilma e o PT do que contra tucanos, democratas e outros da oposição.

Na ótica pravdista deste pessoal, é injusto relatar a realidade de um governo afundado em corrupção, além de responsável por devastar a economia e destruir a Petrobrás.

Se no mundo corporativo descobrem esse truque do Manchetômetro, gerentes sempre se darão bem na avaliação de desempenho. Diretores então, nem se fala. Executivos? É só alegria.

A coisa funciona assim: todos sabem que os detentores do poder vão progressivamente sendo expostos a oportunidades onde podem errar, e, consequentemente, serem criticados. Assim, em situações adversas, um gerente é mais visado que um analista, enquanto um diretor é mais visado que um diretor, e um executivo mais que um diretor. Nada mais óbvio. Até uma ostra entenderia que quanto mais responsabilidades sob seu guarda-chuva, maiores as possibilidades de crítica.

A ética usada no Manchetômetro diz o exato oposto: aqueles que estão no poder, em situações de crise, se forem criticados em maior proporção do que os que não estão no poder, estão sendo, automaticamente, vítimas de “injustiças”.

Por essa ótica, basta que um gerente desqualifique todos os pontos negativos de sua avaliação, comparando-a com a de um analista selecionado, dizendo coisas como: “se o analista não é criticado por selecionar uma equipe indevida, é injusto que eu seja criticado por esse fator”. Só que uma informação é escondida: o gerente pode ser criticado por selecionar uma euqipe indevida, mas não o analista, pois este não tem como alçada (e nem pode) selecionar uma equipe.

Logo, o universo de críticas possíveis para detentores do poder é muito maior. Se um gerente receber 10 vezes mais críticas que um analista, e um diretor receber 10 vezes mais críticas que um gerente, e um executivo receber 10 vezes mais críticas que um diretor, diante de situações de crise, isso não significa nenhuma injustiça.

Dentre todas as fraudes do Manchetômetro essa é a mais gritante: simular que Dilma é injustiçada por receber mais manchetes negativas que opositores, mas esconder o fato de que Dilma é governo, enquanto os outro não são. (Além do fato de realmente o PT ter ido muito além do que qualquer outro partido fez em termos de saqueamento de estado, aparelhamento e totalitarismo)

Outras fraudes incluem:
Uso de observadores pró-PT para definir o que é ou não “injusto” com o governo, e definir o que é ou não “benevolente” com a oposição.
Falta de categorização dos eventos citados, pois com isso a obviedade exposta aqui é escondida do público.
Falta de argumentação para mostrar a alegada disparidade. Exemplo: quantas notícias negativas e positivas seriam “corretas’ para cada lado?

E, ainda assim, a BLOSTA não pára de tentar justificar seus eternos pedidos de censura de mídia com essa palhaçada chamada Manchetômetro.

Em tempo: se realmente fosse comprovado que a mídia é injusta em suas críticas contra o PT (o que não é, na verdade a mídia puxa a sardinha para o PT, mas não tanto quanto eles querem, pois eles só se satisfazem com uma mídia estilo cubana), isso validaria a bizarrice chamada Manchetômetro, mas, mesmo assim, isso não daria um argumento a favor da censura de mídia.

01 de julho de 2016
Lucinao Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário