"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

MANIFESTO: A NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO NACIONAL DA DIREITA BRASILEIRA


Dado o atual do cenário político brasileiro, entendemos que a direita brasileira em suas diversas matizes não pode mais se dar ao luxo de continuar desorganizada e desarticulada, sem qualquer estratégia de ação para o curto e médio prazo. Não faz mais sentido no estágio em que se encontra a luta política no país, que ativistas e atores políticos de direita continuem a atuar de maneira dispersa e descoordenada tanto no âmbito institucional quanto na sociedade civil, como nos grupos e entidades que formaram a frente política ampla e diversificada do movimento pró-impeachment.

Pela primeira vez na história do país desde os anos sessenta existe a real perspectiva de conquista de poder pela direita nas próximas eleições presidenciais, devido ao esgotamento do discurso e da narrativa da esquerda que prevaleceram na cultura política nacional nas últimas décadas. Um esgotamento que indica sinais de ruptura e rachaduras no edifício gramsciano, e que se expressa pela popularidade crescente de Jair Bolsonaro, que justamente por isso vem sendo perseguido politicamente tanto pelo ativismo judiciário ideologicamente orientado, quanto por outras forças políticas no parlamento. E em meio a esse cenário, tudo que a direita consegue fazer são ações isoladas de pouca eficácia política, devido a falta de uma coordenação nacional e de uma estratégia de ação política bem definida.

Em vista disso, esse portal Crítica Nacional lança a proposta de que se organize no segundo semestre desse ano um Encontro Nacional da Direita Brasileira, reunindo todas os atores políticos da sociedade civil e também do âmbito institucional, para que se faça um diagnóstico da situação política do país, de nossas reais perspectivas de conquista do poder nas próximas eleições, e para que se elabore uma estratégia consensual de ação para o médio prazo. É imprescindível também que desse encontro saia uma coordenação nacional provisória, formada por pessoas reconhecidas como líderes em nível nacioanl e que passem a ter autoridade e legitimidade políticas para falar em nome da direita nacional e para sugerir e indicar cursos de ação a cada fato político concreto.

A nossa expectativa é que os diversos segmentos da direita brasileira analisem e considerem essa proposta, melhorando-a e modificando-a no que for consensualmente necessário, para que se possa assim viabilizar aquilo que pode ser o embrião da organização e estruturação política da direita nacional. A direita brasileira precisa se organizar nacionalmente e essa não é uma necessidade da própria direita em si, mas uma necessidade da maioria da sociedade brasileira e não podemos nos dar ao luxo de fugir a esta responsabilidade.



01 de julho de 2016
Paulo Eneas

Nenhum comentário:

Postar um comentário