"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

MARCELO ODEBRECHT COMANDAVA PESSOALMENTE O "DEPARTAMENTO DE PROPINAS"


Charge do Renner, reprodução do Jornal Zero Hora

Um dos funcionários da Odebrecht afirmou em depoimento ao juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, que o Departamento de Operações Estruturadas do grupo baiano, apelidado de Departamento de Propinas, respondia diretamente ao diretor-presidente da empresa Marcelo Odebrecht, preso há mais de um ano. Segundo o funcionário Marcos Paula Sabiá, que atua no segmento de recursos humanos da empresa, Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, preso em março na 26ª fase da Lava Jato, era o chefe do Departamento de Operações Estruturadas e na “macroestrutura [do grupo] ficava ligado ao diretor presidente”.

O departamento é apontado pelos investigadores como a área responsável pelo pagamento de propina da companhia. Em delação premiada firmada com a força-tarefa da Lava Jato, a ex-secretária Maria Lúcia Tavares explicou como funcionava a movimentação de recursos ilícitos no setor.

NÃO SABIA DE NADA – Questionado por Moro se o diretor-presidente era Marcelo Odebrecht, o funcionário respondeu que sim. No entanto, Sabiá afirmou que não tinha conhecimento sobre as atividades realizadas pelo suposto setor que pagava propinas.

Ele foi uma das testemunhas que prestou depoimento nesta quarta (20) na ação que investiga funcionários da Odebrecht que trabalharam no Departamento de Operações Estruturadas, assim como colaboradores que prestaram serviços à área.

Procurada para se manifestar sobre o assunto, a Odebrecht afirmou que não se manifestará.

TIETAGEM DO PADRE – O padre Luis Moreira Simões de Oliveira, convocado pela defesa do investigado Hilberto Mascarenhas, aproveitou o depoimento ao juiz Sergio Moro para tietá-lo.

No fim do interrogatório, ao agradecer o padre pela colaboração, Moro ouviu como resposta: “Foi um prazer falar com o senhor. Todos brasileiros gostariam de falar”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bem, agora dá para entender perfeitamente a resistência de Marcelo Odebrecht, que lutou muito para não fazer delação premiada. Em seus próximos depoimentos ele vai destruir a carreira de dezenas de políticos famosos, pelo menos, mas o que se diz na Lava Jato é que a lista da empreiteira contém mais de 300 nomes. (C.N.)



20 de julho de 2016
Bela MegaleFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário