"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 5 de julho de 2016

INAUGURADA POR LULA, OBRAS SUPERFATURADA DA PETROBRAS RECEBEU 17 ADITIVOS


O então presidente Lula na inauguração do Centro de Pesquisas da Petrobras, em 2010
Lula se orgulhava de mais esta obra superfaturada da Petrobras



















A ampliação do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras) foi inaugurada no dia 7 de outubro de 2010, com o argumento de preparar a estrutura de pesquisa da Petrobras para o crescimento da companhia após a descoberta do pré-sal. A reforma é investigada pela Operação Lava Jato e desencadeou sua 31ª fase, denominada “Abismo”, nesta segunda-feira (dia 4). Projetado pelo arquiteto Siegbert Zanettini, o edifício ocupa uma área de mais de 150 mil metros quadrados e está localizado na Ilha do Fundão, zona norte do Rio, em frente ao Cenpes original, inaugurado em 1973.
São mais de 200 laboratórios, onde cientistas e pesquisadores trabalham no desenvolvimento de tecnologias para exploração de petróleo e produção de combustíveis, entre outros.
O principal contrato da obra, para construção da edificação, teve 17 aditivos, a maior parte para revisão do valor. A Petrobras pagou R$ 1,023 bilhão pelas obras civis, de acordo com dados do Portal de Transparência. Inicialmente, o contrato com as construtoras havia sido fechado em R$ 850 milhões.
APURAÇÃO INTERNA – Procurada, a Petrobras não informou as razões que levaram aos 17 aditivos. Disse apenas que há uma investigação interna para apurar “posssíveis irregularidades” nos contratos de ampliação do Cenpes.
A empresa repetiu que foi “vítima de um cartel” e que está colaborando com as investigações da Operação Lava Jato.
A inauguração da ampliação do Cenpes teve a presença do então presidente Lula, que comemorou em seu discurso a abertura do “maior centro de pesquisa da Petrobras e do Hemisfério Sul”.
Mais cedo, no mesmo dia, em visita ao estaleiro Brasfels, Lula havia afirmado que em seu governo a Petrobras deixara de ser uma “caixa-preta” para se transformar em uma caixa branca e transparente. “A gente sabe o que acontece lá dentro e a gente decide muitas das coisas que ela vai fazer”, disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Realmente, agora se sabe que o então presidente Lula falou a verdade, ao dizer que“a gente decide muitas das coisas que ela vai fazer”. Foi justamente por isso que a Petrobras entrou nesse buraco sem fundo da corrupção desenfreada. (C.N.)


05 de julho de 2016
Nicola Pamplona
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário