"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de maio de 2016

TEMER NOMEIA UMA MULHER QUE VAI MANDAR MAIS DO QUE MUITOS MINISTROS


Maria Silvia, a Dama de Aço, reforça o governo










Foi anunciado que a economista Maria Silvia Bastos Marques será a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
A indicação dos presidentes de bancos públicos é chancelada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, conforme acordo entre ele e o presidente da República, Michel Temer. 
A escolha de Maria Silvia ocorre em meio as críticas ao novo governo por não ter  mulheres na equipe de ministros. 
O brilhante currículo da nova presidente do BNDES passa pela presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da seguradora Icatu Hartford, além da chefia da Empresa Olímpica Municipal, na gestão do prefeito Eduardo Paes.
No início deste mês, ela deixou o cargo de assessora especial de Paes para coordenação dos Jogos Olímpicos.
DAMA DE AÇO
Na CSN, entre 1996 e 2002, a executiva recebeu o apelido “Dama de Aço”, em uma gestão que ganhou holofotes internacionais, sendo a única mulher a ser incluída em lista a revista Time dos doze maiores executivos do mundo.
Maria Silvia foi ainda secretária de Finanças da prefeitura do Rio, entre 1993 e 1996, na administração César Maia. No governo de Fernando Collor, ela trabalhou no Ministério da Economia, nas negociações da dívida externa e acordos com o FMI.
A tarimbada economista já trabalhou no BNDES, nos projetos de privatização de empresas públicas como a CSN e Usiminas, tornando-se a primeira a mulher a ser diretora da instituição financeira.
Ela, também, exerceu os cargos de professora da Pontifícia Universidade Católica no Rio e de pesquisadora da Fundação Getulio Vargas.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O cargo de presidente do BNDES é mais importante do que muitos ministérios e influi diretamente no processo da gestão econômica. No governo Lula, Mantega era ministro do Planejamento e se afastou para presidir o banco de fomento, em substituição a Carlos Lessa. Hipoteticamente, o cargo é subordinado ao Ministério do Desenvolvimento (MDIC), mas na prática isso não existe. Maria Silvia, viúva de nosso amigo Rodolfo Fernandes, vai mandar mais do que muito ministro. (C.N.)
17 de maio de 2016
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário