"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 29 de maio de 2016

NOVO ÁUDIO: RENAN ACHA QUE NÃO FORAM ATRÁS DO DINHEIRO, E POR ISSO LULA FICOU LIVRE

LULA ESCAPOU DO MENSALÃO PORQUE NÃO FOI INVESTIGADO, DIZ SENADOR


O ex-presidente Lula não foi processado no mensalão porque não investigaram os pagamentos feitos ao marqueteiro Duda Mendonça. A afirmação foi feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em novo áudio comprometedor revelado pelo jornal Folha de S. Paulo. 
De acordo com a reportagem, Renan disse ao ex-senador Sérgio Machado que essa foi a razão de Lula ter "saído" ileso do mensalão.

Duda Mendonça, criador do "Lulinha paz e amor" que levou o petista à vitória nas eleições de 2002, confirmou o recebimento de R$ 10 milhões em esquema de caixa dois no exterior. 
"O Duda fez a delação, e disse que recebeu o dinheiro fora. E ninguém nunca investigou quem pagou, né? 
Este é que foi o segredo", disse Renan, tentando explicar o erro que livrou Lula da cadeia. 
Na conversa, Machado afirma que Lula "não fez [irregularidades]" durante o governo, mas "quando chegou no final do governo botou na real". "Caiu na real", completou Renan.

Machado também fala sobre o sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. Segundo ele, foram feitas "umas merdas, um sítio merda, um apartamento merda" e Renan ironiza "apartamento de bancário".

"Duzentos metros quadrados, Renan. Quer dizer, foi uma cagada enorme", afirmou Machado.

Segundo a reportagem, Machado diz que Lula e Sérgio Gabrielli foram responsáveis por "armar" a criação da Sete Brasil, em 2010, para fechar contrato de construção de navios-sonda para a Petrobras.
Quando Machado questiona se o advogado Eduardo Ferrão teria real influência junto ao ministro Teori Zavascki (STF), Renan ressalta a importância do "acesso" se sobrepor à influência. "Acesso. Nesse primeiro momento é o acesso", explicou o presidente do Senado.

Em nota, o presidente do Senado reitera que não fez "nenhuma iniciativa ou gestões para dificultar ou obstruir as investigações da operação Lava Jato, até porque elas são intocáveis e, por essa razão, não adianta o desespero de nenhum delator", mas não menciona o trecho que Renan fala de Lula e Duda Mendonça.

O Instituto Lula divulgou nota dizendo que "nenhum homem público brasileiro foi tão investigado quanto Lula em 40 anos de vida pública, sem que nada fosse encontrado contra ele. 
E nenhum outro foi tão caluniado quanto Lula, por todos os meios, até mesmo por essa abjeta autogravação, feita sob encomenda para difamar".

29 de maio de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário