"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 29 de maio de 2016

ADVOGADOS DE LULA PEDIRÃO ACESSO AO "SUPOSTO DEPOIMENTO" DE PEDRO CORRÊA


Ex-deputado Pedro Corrêa, foi condenado na Lava Jato. Foto: Reprodução
Corrêa disse que Lula institucionalizou e comandou a corrupção








A assessoria de imprensa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que os advogados do ex-presidente solicitarão acesso a delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE). “Diante da evidência de mais um vazamento ilegal, os advogados do ex-presidente Lula vão requerer acesso ao suposto depoimento do réu Pedro Corrêa, para tomar as medidas cabíveis diante de mais uma arbitrariedade contra Lula”, afirmou o Instituto Lula, em nota.
De acordo com reportagem publicada pela revista Veja, em seus depoimentos Corrêa detalhou como era discutida a partilha de cargos no governo do ex-presidente, disse que Lula gerenciou pessoalmente o esquema de corrupção na Petrobrás e descreve um suposto diálogo entre Lula e o ex-presidente da Petrobrás José Eduardo Dutra sobre um impasse na nomeação de Paulo Roberto Costa para a diretoria da estatal.
“Não se pode tomar como verdade a palavra de réus confessos, que negociam acusações sem provas em troca de sair da cadeia”, diz Lula, segundo o Instituto.
REPORTAGEM CALUNIOSA
O ex-presidente também acusa a revista Veja por “mais uma reportagem caluniosa”. Segundo a assessoria de Lula, a publicação “há décadas mente e faz campanha contra o ex-presidente”.
“Há mais de dois anos o ex-presidente Lula tem suas contas, impostos, viagens e conversas devassadas e não se encontrou nenhum fato que o associe aos desvios da Petrobrás, porque Lula sempre agiu dentro da lei”, diz a nota.
Segundo a revista, Lula teria pressionado o então presidente da Petrobrás para acelerar a nomeação de Paulo Roberto Costa. Corrêa descreve um diálogo entre Lula e Dutra em que o ex-presidente ameaça demitir e trocar os conselheiros da estatal caso o seu indicado não assuma logo a diretoria.
LULA E A “TRADIÇÃO”
Segundo Corrêa, depois que Dutra disse a Lula que não era “tradição” na Petrobrás essa troca rápida na diretoria, Lula teria respondido: “Dutra, se fôssemos pensar em tradição na Petrobrás, nem você era presidente nem eu era presidente da República”.
De acordo com a assessoria de Lula, “o ex-presidente não participou, não foi conivente e muito menos organizou qualquer tipo de ação ilegal, e a os investigadores da Lava Jato sabem disso”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – As justificativas do Instituto Lula são patéticas. Ele era o poderoso chefão, o senhor dos anéis, o homem do braço de ouro. Tudo dependia diretamente dele, por isso o juiz Sérgio Moro se viu obrigado a inocentar José Dirceu da acusação de ter sido o chefe da quadrilha. (C.N.)

29 de maio de 2016
Carla Araújo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário