"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 24 de abril de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Hora de mandar para o Caralho!




As pessoas boas, as coisas certas e os conceitos corretos começam a produzir novidades e mudanças positivas no Brasil. Trata-se de um movimento irreversível. A chamada "Revolução Brasileira" está em andamento. Só não ver quem não quer ou sofre de deficiência de análise Histórica. A maioria das pessoas cansou de ser feita de idiota. O negócio agora é mandar o que não prestar para a famosa "casa do carvalho". Chutar o balde é preciso. Basta tomar cuidado com a escatologia que tem dentro...

No Futebol, que todo mundo enxerga facilmente, o Grêmio Osasco Audax, presidido pelo craque ex-craque corinthiano Vampeta, eliminou ninguém menos o poderoso Corinthians da final do campeonato Paulista. O segredo do vitorioso time de Fernando Diniz, há três anos treinador da equipe: toca bola, não dá chutão inútil, defende bem e ataca melhor ainda, ousando nos chutes a gol e acertando faltas e penalidades. O Timão bem treinado pelo Tite foi superado em pleno Itaquerão por um time que insiste em acertar nos bons fundamentos futebolísticos. O fanático torcedor Lula deve ter ficado muito pt da vida...

Na Política, que agora os brasileiros e brasileiras começam a dar a devida importância, exercendo a legítima pressão democrática nas ruas e nas redes sociais, mudanças de postura se tornam inevitáveis. Os diversos programas e inserções comerciais de partidos, mesmo ainda na base da propaganda enganosa, são forçados a falar de ética, honestidade, seriedade, competência e combate à corrupção. São antológicos exemplos destes tempos de mudanças os spots do PTB, com Roberto Jefferson, e do PR, com o deputado-palhaço Tiririca. O investigado e quase réu na Lava Jato Luiz Inácio Lula da Silva deve ter ficado mais pt da vida ainda...

Na Economia, em que a maioria dos trabalhadores começa a sentir o tranco da mais brutal crise nunca antes vista em nossa História, o tradicional discurso ortodoxo, demasiadamente rentista, é obrigado a ceder espaço para a pragmática realidade nua e crua, que exige justiça tributária e investimentos produtivos, em emprego, qualificação profissional e infraestrutura. Basta conferir a clareza do mais recado dado pelo Henrique Meirelles - ex-presidente do Banco Central e hoje executivo forte do "grupo Friboi". Certamente cansado de ver a vaca ir pra o brejo, Meirelles resumiu suas duras horas de reunião com o "presidenciável" Michel Temer no sabadão de articulações e conspirações no Palácio do Jaburu - residência oficial do vicepresidente prestes a ocupar o lugar de Dilma Rousseff.

Henrique Meirelles, que nunca escondeu de ninguém que adoraria ser Presidente da República, foi na veia após o papo reto com Temer: "O mais importante para o Brasil é a questão da alta carga tributária, isso tem que ser endereçado no país de maneira estrutural. Para isso, tem que se endereçar a questão do crescimento das despesas públicas. O Brasil tem tudo para crescer, é uma questão de retomada da confiança e de uma clara trajetória de dívida pública sustentável. O mais importante é tomar medidas para sinalizar que a trajetória da dívida pública vai ser revertida no devido prazo e que, a partir daí, a confiança possa aumentar. E, com a confiança aumentada, os investimentos possam aumentar".

O recado de Meirelles é fundamental em um Brasil em clara crise estrutural, com alto risco de ruptura institucional, apresentando evidências de uma decadência que pode involuir para uma desagregação social sem precedentes, se continuar seguindo o modelito Capimunista, rentista e corrupto. O País tem de ultrapassar a discussão ideológica babaca, centrada em papo otário de torcida organizada de timeco de décima-terceira divisão do futebol, e partir para um debate sério, civilizado e estratégico sobre que Brasil efetivamente queremos, desejamos e faremos. Qualquer outro debate tem o mesmo efeito de discutir a relação amorosa entre o Jair Bolsonaro e o Jean Willys (Deus que me perdoe pela imagem metaforicamente evocada)...

O Brasil precisa de um choque de Democracia (Segurança do Direito, através do exercício cidadão da razão pública). A máquina estatal tem de ganhar transparência e ser controlada e fiscalizada pelos cidadãos-eleitores-contribuintes. É urgente implantar o voto distrital e distrital-misto, para baixar o custo de campanhas eleitorais e garantir a efetiva representatividade dos escolhidos, que ficarão mais próximos da pressão legítima do eleitorado. É urgentíssimo reduzir a quantidade absurda de impostos, taxas, contribuições, multas e instruções normativas. É urgente urgentíssimo definir que o sistema de ensino de qualidade é uma prioridade básica, para qual devem ser focados os mais relevantes investimentos.

Antes que reclamem do "palavrão" na manchete - algo imperdoável mesmo para a favelada educação do editor-chefe deste Alerta Total, cabe um esclarecimento cultural. O professor Denilso de Lima, em 20/07/2012, escreveu e publicou na internet, no site "Inglês na Ponta da Língua", um interessante artigo no meio do qual que faz uma importantíssima referência à lusitana expressão "Caralho" - tão na boca dos brasileiros e brasileiras:

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, ‘CARALHO’ é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias prescrutavam o horizonte em busca de sinais de terra. Também era considerado um lugar de ‘castigo’ para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo. O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no CARALHO e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí surgiu a expressão ‘mandar pro caralho’.

Já que celebramos nosso "achamento" em 22 de abril e aproveitando a sede brasileira por mudanças urgentes, nada como atacar a sugestão de mandar tanta coisa errada para o "Carvalho" (que os especialistas juram ser um pau duríssimo). Vamos mandar... Já estamos mandando... Já mandamos... Do contrário, nada muda para melhor, de verdade, por aqui...


BNDES - Notícia excelente

O economista Maurício Dias David manda uma notícia maravilhosa sobre um encontro da delegação do Comitê do BNDES pela Democracia e Pró-impeachment com a assessoria do vicepresidente Michel Temer:

O encontro foi muito produtivo e, na ocasião, discutiu-se a necessidade dos funcionários do BNDES manterem-se alertas com relação ao eventual desaparecimento de documentação relevante para a apuração dos desvios cometidos pela atual administração do BNDES, controlada pelo PT.

A assessoria do futuro Presidente reiterou o seu firme compromisso de renovar profundamente os quadros dirigentes da instituição. "Nenhum dos atuais dirigentes comprometidos com desvios nos propósitos do BNDES terá guarida na futura gestão do Banco. Isto vale para todos os executivos, desde o atual presidente, Luciano Coutinho, aos demais diretores, e aos superintendentes".

O presidente Temer promete afastar a ingerência de partidos políticos na administração do Banco. O futuro presidente do BNDES terá a máxima liberdade para compor livremente a sua Diretoria e a nomeação dos seus principais auxiliares.

Informada do clima de caça às bruxas que se tentou implantar em segmentos do corpo funcional do BNDES (especialmente na rede dos aposentados), foi-nos assegurado que o presidente Michel Temer, como homem profundamente respeitoso dos valores democráticos e da preservação plena da liberdade de expressão, não permitirá que em seu governo valores que não estes possam prevalecer em órgãos da Administração Pública.


Mudou de nome




Piadistas imperdoáveis da internet mandam a seguinte "notícia" que deixou o prefeito Eduardo Paes muito pt da vida:

Nota importante - A prefeitura do Rio de Janeiro acaba de Rebatizar a "Ciclovia Tim Maia" para "Ciclovia Dilma Rousseff": basta umas pedaladas para cair. Até mesmo porque: Onde já se viu uma ciclovia se chamar Tim Maia e não aguentar uma ressaca?

Nesse ponto, a pedaladora ciclista Dilma é igual à ciclovia do Eduardo Paes e muito diferente do chefão Lula, que tem fama de suportar mais ressaca que o imortal Tim Maia...
Releia o artigo de sábado: Muito além das pedaladas da corrupção


Aposta forte




Nos bastidores do judiciário, aposta-se como pule de 13 que Luiz Inácio Lula da Silva corre sério risco de ser processado e condenado por corrupção, formação de quadrilha, além de lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e falsidade ideológica.

A pá de cal contra Lula seria o teor da delação premiada do ex-deputado pernambucano Pedro Corrêa - condenado há sete anos de prisão no Mensalão e a mais 20 anos na Lava Jato.

Pedro Corrêa sustentaria, com provas, a tese de que o esquema iniciado por Lula, que viabilizou desvios na ordem de 19 bilhões de reais dos cofres da Petrobras, continuou a funcionar durante o mandato de Dilma Rousseff, que também tinha pleno conhecimento do esquema na estatal.

Corrêa é defendido por seu primo, o advogado Clóvis Corrêa - ex-desembargador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cabeça do Lula

Do cineasta José Padilha, autor do artigo "A cabeça de Lula", rebatendo artigo escrito pelo advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, que o esculhambou no mesmo jornal O Globo:

"Com esse advogado que não sabe ler, há o risco de o Lula ser condenado mesmo sem evidências. Estou dizendo no meu artigo que, com o governo novo e capitaneado pelo Michel Temer (PMDB), temo que exista alguma tentativa de parar a Lava-Jato. E talvez a melhor maneira de garantir que não exista um acordão seja, caso existam evidências irrefutáveis, prenderem o Lula. Quando eu terminar a minha série, vamos ver onde estará Lula. Aí, saberemos quem tem razão. Vou contar a história que acontecer. Se o Lula for absolvido, a série vai contar essa história. Se ele for condenado, vai mostrar também".

Abaixo, o Alerta Total reproduz os artigos de Padilha e Martins que ainda vão dar muito o que falar.
A Cabeça do Lula e Ficção não pode se sobrepor à realidade

Apocalipse chegando

Sinal de que a coisa vai feder é a ordem do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, para que a Procuradoria Geral da República analise, criteriosamente, a listona com cerca de 300 políticos corruptos bancados ilegalmente pela Odebrecht.

O trabalho da equipe de Rodrigo Janot apavora muita gente que votou "sim" contra a Dilma, no domingão passado em que Faustão terminou obrigado a ficar de folga.

Qual fazenda mesmo?


Henrique Meirelles garantiu ontem que não recebeu qualquer convite de Michel Temer para assumir a Fazenda...

Até porque ele nem precisa disso, pois já é o homem que cuida das lucrativas fazendas da Friboi...

E do jeito que a coisa vai no Brasil, Meirelles deve ter aconselhado Temer:

"Pra onde a vaca vai, é melhor você não ir atrás"...

Velho evento novo...




Especialista em Onda

O imortal Raul Seixas teve seu carro detonado, no passado, por uma onda, igual a que destruiu parte da ciclovia Tim Maia...

Homenagem a Dilma

Do Raul Seixas, para a Dilma na ONU

Preparando terreno





Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

24 de abril de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário