"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

FAZ SUCESSO UMA AFIRMAÇÃO DE POMEROY, CITADA POR RUY BARBOSA


Pomeroy, um jurista de verdade
John Norton Pomeroy (1828+1885) foi um jurista norte-americano, professor da New York University e depois da University of California, que escreveu importantes obras sobre Direito Constitucional e Direito Penal, como “Sedgwick’s Statutory and Constitutional Law’ (1874) e “Archbold’s Criminal Law” (1876). Em função do momento político, institucional e moral que vivemos, está fazendo sucesso na internet brasileira uma afirmação de Pomeroy, transcrita por Ruy Barbosa, que vale a pena ser perpetuada:


Toda a vez que o presidente, o vice-presidente ou outro funcionário violou ciente e deliberadamente os termos expressos da Constituição, ou qualquer outra lei, que lhe cometa funções não discricionárias, ou, sendo a função discricionária, exerceu-a caprichosa, perversa, leviana, ou obcecadamente, impassível ante as consequências desastrosas desse proceder, cabe ao caso o julgamento político, pouco importando saber se o fato foi declarado felonia ou crime, por lei do Congresso – John Norton Pomeroy, citado por Ruy Barbosa (Obras Completas – Volume XX, Tomo II, página. 170-1).

Foto de Mirian Giacomelli.


11 de abril de 2016
Mário Assis Causanilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário