"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MARX É UM DOS AUTORES MAIS DETURPADOS DO MUNDO



Charge de Diego Novaes, reprodução da internet
Não há dúvida de que Karl Marx foi um dos autores mais deturpados do mundo, por uma horda que apenas buscava o poder em proveito próprio. Ele começou a sua vida acadêmica como discípulo de Hegel, a sua tese de 1841 foi sobre os filósofos materialistas gregos, de Demócrito a Epicuro. Nessa época, a divisão entre os hegelianos de esquerda e direita era referente à posição religiosa, os ateus eram a esquerda.
A sua inovação da dialética hegeliana foi a de acrescentar a categoria contradição ao conjunto tese, antítese e síntese, para assim explicar não o capitalismo apenas e sim porque o capitalismo existia. Pelo visto, a maioria dos ‘usuários’ do Marx ficaram apenas com a ‘contradição’.
Em 1984, Félix Guattari, parceiro do filósofo francês Gilles Deleuze,  esteve no Brasil, para ver de perto o ‘novo movimento’ chamado PT, visitou inúmeros núcleos de base – então existentes –, a burocracia partidária, então apelidada de ‘os capas pretas’, e o setor intelectual. Após essa jornada, que durou quase 1 ano, ele deu um diagnóstico, para mim profético, ao afirmar que de nada adiantariam as ‘organizações’ de base, se elas continuassem sendo ‘filtradas’ pela burocracia partidária. E que, se isso não mudasse, o PT viraria um outro MDB.
LÊNIN E O CAPITAL
Um outro fato memorável dessa visita do Guattari foi uma afirmação feita pela Prof.ª Olgária Matos, ao dizer que o Lenin deve ter lido o Capital duas vezes, uma antes do poder, quando se indignou, e uma segunda, após estar no poder, para domesticá-lo, tanto que foi Lenin que levou à Rússia o Taylorismo, que à época era o suprassumo da racionalização da apropriação da mais-valia, algo essencial para a criação do ‘capitalismo de Estado’.
Erich Fromm, em seu livro “ O Conceito Marxista do Homem”, logo no primeiro capítulo, denominado “A Adulteração dos Conceitos de Marx” , demonstra a manipulação dos pensamentos do filósofo alemão do Marx, inclusive a quase censura de seus Manuscritos Econômico-Filosóficos, porque mostravam uma visão humanista do Marx que não interessava aos ditadorezinhos. Esse livro somente chegou à URSS em 1936.
No caso do Brasil, atualmente há no PT vários marxistas, seguidores do Groucho, basta ver que todo dia tem uma comédia.

25 de janeiro de 2016
Virgilio Tamberlini

Nenhum comentário:

Postar um comentário