"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 2 de janeiro de 2016

BANCO CENTRAL PREVÊ QUE A RECESSÃO VAI DURAR MUITOS ANOS


Charge do Cicero (reprodução do Correio Braziliense)



















No Brasil, cujo PIB depende 62% do volume de consumo, qualquer recuo da demanda é significativo. E a demanda entrou em um círculo de retração devido à compressão do rendimento das famílias e da margem de lucro das empresas. O Banco Central aponta para mais de sete anos o perfil de endividamento das empresas e quase dez anos o tempo médio de endividamento das famílias.
Isto quer dizer que não haverá qualquer chance de crescimento econômico no médio prazo, justamente porque a economia empacou pela falta de consumo, de demanda.
Para corroborar com este quadro desanimador, temos uma inflação que ainda corroerá muito o poder de compra das famílias e o poder de investimento do setor privado como um todo. Temos, ainda, os juros inibidores de empréstimos e, por fim, a ampliação da carga tributária já prevista para 2016. Tudo isso aprofundando o quadro de crise no qual o PT e a base aliada afundaram o país.
Tudo vai piorar ainda, e muito. O quadro de desemprego que atingiremos será dos piores dos últimos vinte anos com a desocupação ultrapassando os 12% da população economicamente ativa, a taxa de desocupação do ano de 2003.

02 de janeiro de 2016
Wagner Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário