"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 13 de dezembro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO


Lula, Crime Organizado e Judicialização da Política



Dia 13 de dezembro (uma azarenta sexta-feira em 1968) lembra um dos momentos hediondos da História do Brasil: a promulgação do Ato Institucional 5 (AI-5) - o maior erro fatal cometido pelo regime dos Presidentes Militares. Isto já foi. É passado. Agora, este domingo, 13 de dezembro de 2015, tem tudo para entrar para a História como o dia do basta definitivo e contundente contra a verdadeira ditadura do crime organizado.

Nas ruas, os cidadãos tem de ir muito além de simplesmente pedir o impeachment de uma Presidenta incapaz. Temos o dever cívico de repudiar a perigosa judicialização da política e condenar a gritante omissão sistêmica dos militares. Se as instituições togadas e as fardadas estivessem funcionando de forma justa e perfeita no Brasil, com toda certeza, não estaríamos sob governança criminosa. O real inimigo do Brasil combina ações criminosas com embromações ideológicas que impedem ou atrasam o pleno desenvolvimento da Nação.

Um Judiciário que garanta a Segurança do Direito, dentro de um ordenamento jurídico legítimo, e Forças Armadas que tenham capacidade de assegurar a plena Segurança Nacional, são os elementos fundamentais para que o Brasil possa implantar uma República de verdade, através de um ainda inédito processo de Intervenção Constitucional pelo Poder Instituinte do Cidadão. A estrutura atual já apodreceu e precisa ser substituída. O Brasil é uma merda com cheiro de perfume francês importado da China.

Quem se beneficia do Brasil nesse Estado Capimunista Rentista? A resposta pode é: alguns segmentos da tal "zelite". Afinal, não temos Elites (os melhores entre os melhores que definem os rumos da Nação). Temos, infelizmente, uma tacanha Oligarquia, de mentalidade feudal, exploradora dos recursos e predadora da Nação, com visão de "rico da periferia". Fazem parte deste time aqueles que têm alta renda e investimentos que dependem diretamente das decisões tomadas conjunta ou isoladamente pelos três poderes. A classe política, inegavelmente, é oriunda deste grupo e eventualmente também o comanda. Junto com eles, dependentes da politicagem estatal, vêm aqueles que ocupam postos da tecnocracia estatal - uma minoria que trabalha para manter a estrutura falida e uma maioria que é mera parasita estrutural.

Nos grandes esquemas (montado para financiar a conquista e manutenção do poder ou para criar ou ampliar a fortuna de alguém) sempre aparecem cinco elementos manjados: 1) políticos, 2) financiadores estatais (BNDES, fundos, principalmente os de pensão e empresas de economia mista), 3) banqueiros aliados (inclusive os estatais), 4) grandes grupos empresariais (nacionais ou transnacionais) e, sempre, 5) as diversas máfias (variadas organizações criminosas). Todos aparecem jogando num mesmo time nas investigações da PF, MPF, Receita e por aí vai...

Essa turma que ocupa, aparelha ou se beneficia diretamente na estrutura estatal não quer mudança de verdade. Apenas finge, cinicamente, que é preciso "reformar alguma coisa", para que as coisas melhores. Na verdade, para eles, a coisa raramente fica ruim. Exceto quando ocorre algum "acidente de percurso". Isto é: quando são atropelados ou destruídos por alguma facção criminosa da superestrutura capimunista rentista. Os "desastres" atingem, geralmente, aqueles que se transformam, por acaso ou burrice, em "Inimigos do Estado". Por isso, a covardia é tão alta no País. Sempre é melhor e mais cômodo não confrontar os esquemas dominantes.

Tal "acomodação" é comprometida quando a crise estrutural sai do controle, gerando crises institucionais, políticas, econômicas e morais. Todas essas crises estão fora de controle no Brasil. A mais perigosa delas, para a desgovernança do crime organizado, é a econômica. Quando a maioria da população tem sua sobrevivência afetada ou sob risco, e quando a classe média (força maior de pressão) é mal tratada, eclode a reação popular, com bronca nas redes sociais e revolta nas ruas - gerando o máximo cagaço na classe política e na zelite tecnocrática.

Um governo incompetente e a corrupção descontrolada são consequências da falha estrutural do Capimunismo Rentista brasileiro. A causa de todos os nossos problemas é estrutural. Por isso, o Brasil só tem uma alternativa imediata, se quiser se tornar uma Nação desenvolvida: temos de promover uma revolução instituinte, pela via de um amplo debate constitucional, para implantar um Estado que sirva ao cidadão - rompendo com o modelo atual, que só se serve da sociedade, sugando os recursos de todos que sejam considerados "escravos".

Barões do serviço público e muitos ingênuos insistem na tese mentirosa de que "o Brasil vive uma normalidade democrática" e que "as instituições estão funcionando perfeitamente". Nada mais falso que tais declarações vazias. Na percepção do povo, que sobrevive na dura realidade do dia-a-dia, a Saúde, a Educação e a Segurança não funcionam. Só a corrupção opera, direitinho, nesta ditadura do crime. As vantagens oferecidas pelos poderes públicos são desfrutadas pela classe política, pelos barões do serviço público ou por seus senhores feudais rentistas. O resto dos brasileiros só trabalha para pagar 92 impostos, taxas, contribuições, multas e outras roubalheiras diretas e indiretas.

Não tem outro jeito! Temos de ir para a rua! Quem puder vá! Quem não tiver condições, agende uma hora para um protesto - que sempre ajuda a desopilar o fígado. Os segmentos esclarecidos precisam ter paciência, resistência, perseverança, tolerância e muito senso estratégico. É imprescindível demonstrar que não basta exigir o impeachment da Dilma Rousseff - trocando-a por um Michel Temer que cumpriria a mesma função dela no posto máximo formal, de comando, da falida e corrupta estrutura capimunista rentista.

É fundamental mudar a estrutura. Do contrário, pode chamar Lula de volta... Ele fala aos quatro cantos do planeta que adoraria voltar em 2018... Na prática, vai depender mais da disposição da Lava Jato que da vontade do povo idiotizado. Lula retornará de forma triunfal, se depender da judicialização da política - manobra que o PT escancarou com sua prática de aparelhamento da estrutura repressiva do Estado.

Vale repetir por 13 x 13: Lula continuará onde sempre esteve, se o sistema criminoso do Estado brasileiro não for esterilizado. Lula tem toda chance de ser presidente novamente, ainda mais se a Dilma for derrubada ou renunciar em breve, no momento oportuno. A galera meramente pró-impeachment deve tomar consciência disto, se não quiser figurar, no futuro próximo, como os otários da História.

Nossa surreal situação brasileira mudaria mais depressa, se os ingênuos brasileiros soubessem como realmente funciona o sistema do governo do crime organizado, com rigor seletivo contra os inimigos de ocasião (que podem ser qualquer um, inclusive eu, você, José Ruela ou o Negão da Chatuba). Todos são frágeis diante do imenso poder da Organização Criminosa e seus tentáculos institucionais.

Por tudo isso, a prioridade dos cidadãos de bem é combater o crime organizado não pactuando com ele. Também é preciso pressionar nas ruas e nas redes sociais para neutralizar a judicialização da política que prepara um golpe: tirar do forno a maior pizza de impunidade nunca antes enfiada goela abaixo dos brasileiros. A Lava Jato e sua Força Tarefa que se cuidem!

Por tanto risco, só resta desejar feliz protesto neste dia 13, contra o 13 e seus comparsas! Ninguém deve desanimar se as manifestações não forem tão grandes quanto o desejado. O brasileiro está pt da vida. No entanto, a crise econômica (que derruba governos) ainda não chegou ao seu ápice. E existe o risco que até nem chegue, porque o potencial brasileiro, combinado com nossa milagrosa informalidade, conseguem segurar a onda e impedir revoltas radicais que levem a uma ruptura violenta.

Por enquanto, esta é a sorte do desgoverno do Crime Organizado. Seus integrantes podem continuar gritando "vitória na guerra". Porém, nada custa também advertir: Te cuida, $talinácio! A vaca já foi pro brejo, o boi está cercado, e deve dar bode, com a cobra fumando e a onça, muito a contragosto, sendo obrigada a beber água e muito sangue...

O duro e triste de tudo é que a Nova Ordem Mundial segue em frente, e nós, no Brasil, continuamos andando para trás, nos iludindo com um futuro cada vez mais incerto e com erros programados.

Prisão do Bom Velhinho?

Reportagem da Alana Rizzo, da revista Época, deixou todo mundo perplexo:

"À 0h50 da terça-feira, um avião da Força Aérea Brasileira decolou rumo a Curitiba. A bordo estavam o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os delegados da Polícia Federal Leandro Daielloe Maurício Valeixo, respectivamente diretor-geral e diretor de Combate ao Crime Organizado da corporação, um assessor do ministro e um policial. Naquela madrugada, já na capital paranaense, esse grupo se encontrou com Rosalvo Branco, superintendente da PF em Curitiba e chefe dos delegados da Lava Jato, e com o agente Newton Ishii, que se consagrou ao ser citado na gravação do filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró como o “japonês bonzinho” suspeito de vazar dados da Lava Jato. O encontro na penumbra ficou fora da agenda oficial do ministro".



Palpite nosso: Cardozo e sua equipe devem ter ido cuidar dos detalhes de alguma prisão muito importante que deve acontecer semana que vem, na véspera do Natal.


O risco: só falta aquele velhinho de barba branca ser preso, porém é mais fácil prenderem algum de seus duendes queridos, para gerar uma pressão psicológica bem na temporada natalina...

Afundando






Ratos sob risco





Isolados





Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!



13 de dezembro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário