"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

JUSTIÇA ELEITORAL JULGA AÇÕES CONTRA DILMA E TEMER APÓS O RECESSO


O Tribunal Superior Eleitoral se reúne hoje, mas somente depois do recesso do Judiciário, que acaba no princípio de fevereiro do próximo ano, é que julgará as duas principais ações contra a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer.
Uma delas tem por objeto o processo em que o PSDB pede ao TSE a impugnação dos mandatos de Dilma e Temer por abuso de poder político e econômico na última eleição. Após publicado o acórdão, o Partido dos Trabalhadores e o PSDB não apresentaram recursos e a ministra Maria Thereza Moura, relatora do processo, enviou os autos para a Procuradoria-Geral Eleitoral.
Trata-se de fase apenas burocrática. Comumente, o Ministério Público devolve o processo com o “ciente”. A partir daí, a ministra relatora irá oficiar tanto ao PSDB quanto ao PT para manifestarem-se sobre a ação, em prazo de sete dias, consoante à legislação em vigor.
Mesmo assim, os dois partidos terão mais de um mês para elaborar suas razões, porque o recesso do Judiciário se inicia antes do fim do prazo para a apresentação das manifestações de ambas as legendas. Com o recesso, os prazos automaticamente são interrompidos.
OUTRO PROCESSO
Há um segundo processo, para apurar atos que possam afetar a igualdade dos candidatos à eleição, que recebeu farto material do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância. Igualmente protocolados pelo PSDB, os novos anexos ampliaram a quantidade de informações colhidas.
Depois do prazo concedido pela ministra Maria Thereza para manifestação do PT e do PSDB, os autos foram remetidos à Procuradoria Geral Eleitoral. O Tribunal aguarda, desde o último dia 10 a manifestação do Ministério Público .
Depois, a ministra relatora do processo deverá ouvir as pessoas envolvidas na ação. Mesmo estando adiantado, este processo também aguardará o término do recesso.

16 de março de 2015
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário