"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA CLAUDIO HUMBERTO

SENADOR CONDENADO À PRISÃO LEVA O STF NO BICO

Condenado a 4 anos e 8 meses de prisão desde 2013 pelo Supremo Tribunal Federal, até hoje o senador Ivo Cassol (PP-RO) vem levando no bico o próprio STF, e exerce o mandato normalmente. 
Há 5 meses, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, recebeu o processo da relatora, ministra Carmen Lúcia, contrário à última manobra protelatória de Cassol. 
Mas Lewandowski mantém esse julgamento fora da pauta.


SENADOR NA PAPUDA


A condenação do senador Ivo Cassol prevê o regime semiaberto, ou seja, terá de dormir todas as noites na penitenciária da Papuda.


FRAUDE EM LICITAÇÃO

Ivo Cassol e outros três réus foram condenados pelo crime de fraudar licitação quando ele foi prefeito de Rolim de Moura (RO).


ESQUEMA MAROTO


O esquema criminoso de Ivo Cassol, segundo denúncia do Ministério Público, consistia em fracionar obras e serviços para fraudar licitações.


E TOME PROCRASTINAÇÃO

Cassol foi condenado à prisão e a perder o mandato. Por isso, só após a decisão final do STF, o Senado abrirá o processo de cassação.


LULA COBRA ALINHAMENTO DO PT A EDUARDO CUNHA

Em mais um sinal de “acordão” para livrar Eduardo Cunha no processo por quebra de decoro parlamentar, o ex-presidente Lula orientou líderes petistas a serem “leais” ao presidente da Câmara, no Conselho de Ética. 
Na visão utilitarista de Lula, o PT "faz o jogo da oposição". Ele ficou irritado com a cena de petistas saindo de mãos dadas do plenário, juntamente com a oposição, em protesto contra o desgastado Cunha.


O CONSTRUTOR

A aliados, Lula reclamou que não dá para o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) construir pontes e os petistas as destruírem na Câmara.


CERCA-LOURENÇO


Jaques Wagner se aproximou do presidente da Câmara, com objetivo de neutralizar seu desejo de abrir processo de impeachment de Dilma.


CAÇA ÀS BRUXAS

Cunha pediu à segurança da Câmara as imagens do momento em que deputados saiam do plenário, especialmente os petistas.


GOLPISTAS E OS OMISSOS


Acampados na frente do Congresso, adoradores de generais pregam o golpe militar, tentando ser confundidos com democratas que defendem o impeachment. 
Em cima do muro e correndo de bolas dividas, o PSDB ainda não se dignou a condenar os golpistas, nem a afastar-se deles.


TEMPESTADE

Não se falava outra coisa na Câmara. Eduardo Cunha resolveu tumultuar as sessões do plenário. “Quanto menos reunião houver, ele e o governo ganham sobrevida”, avalia Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).


PERDEU A LEGITIMIDADE


Calou fundo, no Palácio do Planalto, a posição do senador Fernando Bezerra (PSB-PE), ex-ministro de Dilma, afirmando que ela perdeu a legitimidade e a capacidade de liderar a superação da crise, e ainda defendendo que a discussão do impeachment comece sem demora.


PROCURADA

Petistas espalham nas redes sociais um cartaz “Procura-se”. Ironizam a ex-ministra Marina Silva, presidente do Rede, que mantém silêncio constrangedor sobre a tragédia da lama tóxica em Mariana (MG).


SANGUE NOVO

Estão na disputa para substituir o desastrado líder do PSDB na Câmara, em 2016, os deputados Marcus Pestana (MG) e Nilson Leitão (MT). O novato Daniel Coelho (PE) aparece como terceira via, e forte.


PETISTAS ENVERGONHADOS


Não há petistas dispostos a segurar a alça do caixão, como líder do governo na Câmara. O atual, José Guimarães (CE), coitado, deve virar líder do PT, em 2016. Por absoluta falta de opções.


'SÓ NO BRASIL'


O contra-almirante Mario Ferreira Botelho diz que “rigorosa apuração” aponta que não houve o assalto aqui noticiado no Arsenal de Marinha do Rio, do qual é diretor. Oficiais relataram que um meliante assaltou uma cabo e fugiu de moto com sua bolsa, passando por duas guaritas.


FORA CUNHA

Eliziane Gama (Rede-MA) vai ao Ministério Público pedir o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara. “Ele usa o cargo para atrapalhar o andamento do processo de cassação”, diz a deputada.


PERGUNTA EM RAQQA

Quando Dilma vai aparecer na capital do Estado Islâmico para negociar com os terroristas, conforme ela defendeu na ONU, no ano passado?



20 de novembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário