"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ESTAMOS PERDENDO A GUERRA

John Kerry, o secretário norte-americano de Estado, diz, com segurança e com razão: é impossível resolver o problema representado pelo Estado Islâmico sem antes resolver a questão síria.

Concordo, Kerry, mas há uma pergunta inevitável: resolvido o problema sírio, resolve-se realmente o problema do terrorismo?

Mikhail Bogdanov, vice-ministro russo das Relações Exteriores, parece achar que sim. 
Disse à Folha que o problema sírio é de governança e, uma vez estabelecida esta, nos termos negociados em Viena no sábado, 14, ela estaria assegurada, acha Bogdanov.

Em Viena, o que se acertou é um processo de transição, após um indispensável cessar-fogo, seguido de eleições dentro de 18 meses.

Aí a Síria teria um governo legítimo, o que lhe daria condições de estabilizar-se. 
Enquanto isso, no entanto, Bogdanov defende, como quase todo mundo, a continuação e/ou a intensificação das operações militares contra o Estado Islâmico (ele jura que a Rússia está operando contra os terroristas instalados na Síria, uma jura que não tem total credibilidade no Ocidente; os EUA, por exemplo, acreditam que a Rússia ataca todos os adversários do ditador Bashar al-Assad, terroristas ou não).

Muito bem, digamos que os caminhos Kerry e Bogdanov confluam e se inicie um processo de paz na Síria.

Combinaram com o Estado Islâmico? Não. Derrotá-lo militarmente exigiria pôr tropas em terra, o que é complicado, como admite Laurent Fabius, o chanceler francês:

"Para uma intervenção militar por terra, seriam necessárias várias dezenas de milhares de homens, resultando, provavelmente, em pesadas perdas", disse ele em recente entrevista ao "Parisien".

Sem tropas em terra, é pouco provável que o Estado Islâmico permita a realização de uma eleição minimamente normal em prazo tão curto.

Mesmo na hipótese de que o grupo terrorista seja desalojado dos territórios que ocupa na Síria e no Iraque, o problema do terrorismo não desapareceria.

Seria simplesmente deslocado das decapitações no Oriente Médio para, por exemplo, explosões na França. Como informa o "Financial Times" deste fim de semana, a França calcula que existam 571 cidadãos do país lutando por organizações terroristas, o que inclui 246 que já retornaram ao seu país.

Como os atentados da sexta-feira envolveram, ao que tudo indica, apenas oito terroristas, há 30 vezes mais "soldados" já disponíveis em solo francês.
Na verdade, são muitos mais, sempre segundo o "FT": cidadãos franceses envolvidos em células terroristas (adormecidas, mas facilmente mobilizáveis) são cerca de 2.000, e há outros 3.800 que mostram sinais de radicalização islamista.

Em outros países europeus e mesmo nos Estados Unidos, há um "exército de reserva" em condições de atacar a qualquer momento e que terá sangue nos olhos se o Estado Islâmico for expulso do seu autodenominado califado.

Entende-se, nesse cenário sombrio, por que os líderes do G20, que são as grandes potências mundiais, não estão conseguindo ir além de declarações óbvias de condenação à barbárie.



16 de novembro de 2015
Clóvis Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário