"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

DELCÍDIO DO AMARAL E ANDRE ESTEVES, DO BTG, SÃO PRESOS PELA PF



sos (Reprodução)
Delcídio e Esteves, mas dois peixes grandes na rede da Lava Jato












O senador petista e líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (MS) foi preso na manhã desta quarta-feira (25) pela Polícia Federal. De acordo com informações da colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o MPF (Ministério Público Federal) apresentou evidências de que ele tentava atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
Também foi preso o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, segundo diversos veículos de mídia como a Veja, o G1, o Estado de S. Paulo, por também estar envolvido nas irregularidades. Segundo informações, ele também foi preso por estar atrapalhando apurações da Operação Lava Jato.
A assessoria de imprensa do BTG Pactual se recusou a comentar o assunto. Esteves foi preso na casa da família, no Rio de Janeiro e a operação incluiu buscas na residência do executivo do BTG Pactual e na sede do banco em São Paulo. O BTG é um dos acionistas da Sete Brasil, que está sendo investigada pela Operação Lava Jato e criada para fornecer equipamentos à Petrobras, entre eles sondas para exploração de petróleo.
Os policiais atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Mato Grosso do Sul.
CERVERÓ ACUSOU
Delator na Lava Jato, o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró citou o senador Delcídio do Amaral, acusando-o de participar de um esquema para desviar recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Para que Cerveró não colaborasse com a Justiça, o senador teria oferecido até mesmo a possibilidade de fuga a ele, segundo a colunista. A conversa foi gravada por um filho de Cerveró.
É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo. A Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em crime flagrante de crime.Também foram realizadas buscas e apreensões no gabinete do senador, no Congresso. Além do senador, a PF prendeu também o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, e o advogado Édson Ribeiro, que defendeu o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Recordar é viver. Havia fortes evidências do envolvimento de Delcídio do Amaral na Lava Janot, mas o procurador-geral Rodrigo Janot o poupou e não abriu inquérito contra ele. (C.N.)

25 de novembro de 2015
Lara RizérioiG Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário