"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

TUCANOS VENCEM BATALHA E TSE PROSSEGUIRÁ COM PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DILMA E TEMER

A maioria já havia sido constituída há 41 dias, mas só hoje a ministra Luciana Lossio resolveu comparecer (pois, na última semana, simplesmente faltou e deu mais uma semana de vida à presidente) e liberar o pedido de vista feito em 25 de agosto. Com quem votou a ex-advogada da campanha de Dilma? Com Dilma. Toffoli, que vem em 2015 tentando passar alguma independência, preferiu deixá-la só nessa roubada e votou contra a relatora, dando ganho de causa ao recurso do PSDB por 5×2.

Com isso, volta à pauta não o impeachment, que derrubaria apenas a petista, mas a cassação de mandato, que complica a situação de Dilma e Temer. Contudo, trata-se de um caminho bem mais longo, rico em possibilidades de recursos e pedidos de vista. Pouca fé há de que, por essa estratégia, o PT saia da presidência antes de 2018. Todavia, trata-se de uma grande derrota que fragiliza ainda mais o petismo. De quebra, abre um flanco para se atingir o PMDB sem seja exclusivamente via surra na reputação de Eduardo Cunha.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

08 de outubro de 2015
Marlos Apyus

Nenhum comentário:

Postar um comentário