"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

DILMA: "NÃO HÁ NADA CONTRA MIM, NÃO POSSO PAGAR PELO QUE NÃO FIZ".



BRASÍLIA, DF, BRASIL, 07.10.2015.. A presidente Dilma Rousseff, junto com o vice-presidente Michel Temer, o ministro do Turismo, Henrique Alves e o prefieto Eduardo Paes, participa da cerimônia Ano Olímpico para o Turismo. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
E Dilma ainda acha que faz tudo certo…
A derrota do governo no TCU (Tribunal de Contas da União) com a recomendação para reprovar as contas de Dilma Rousseff já era esperada. Porém, a decisão foi encarada no Palácio do Planalto como mais um “golpe”, que deve alimentar ainda mais a pressão das ruas para abrir o processo de impeachment e aumentar a instabilidade no Congresso, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
Dilma acompanhou o julgamento no Palácio da Alvorada e, sem esconder abatimento após a decisão, disse que vai defender o mandato até o fim: “Não existe nada contra mim, não posso pagar pelo que não fiz”, afirmou, de acordo com relato de um ministro.
Agora, a estratégia do Planalto para barrar os pedidos de impeachment está na CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Senado. A presidente da Comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), acredita que o relatório sobre as contas do governo de Dilma Rousseff em 2014 poderá ser votado ainda este ano na comissão. O parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou a rejeição das contas do governo, será enviado ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vai encaminhá-lo para a CMO.
NOTA OFICIAL
Ontem, após o parecer do TCU, o governo avaliou ter “plena convicção” de que “não existem motivos legais para a rejeição das contas”. Por meio de comunicado à imprensa, o Palácio do Planalto informou que a decisão se trata de um “parecer prévio” e que a matéria ainda será submetida a “ampla discussão” e deliberação dos parlamentares.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), os órgãos técnicos e jurídicos do governo continuarão debatendo, com “absoluta transparência”, as questões tratadas no parecer para “demonstração da absoluta legalidade das contas apresentadas”.
De acordo com o comunicado, o governo entende “ser indevida a pretensão de penalização de ações administrativas que visaram a manutenção de programas sociais fundamentais para o povo brasileiro, tais como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida”.
TIRO NO PÉ
A ofensiva utilizada pela AGU (Advocacia Geral da União) para suspender a sessão do TCU foi vista como um “tiro no pé” por aliados do PMDB.
Agora, a estratégia do Planalto para barrar os pedidos de impeachment está na Comissão Mista de Orçamento do Senado. A presidente da Comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), acredita que o relatório sobre as contas do governo de Dilma Rousseff em 2014 poderá ser votado ainda este ano na comissão.
O parecer do Tribunal de Contas da União que recomendou a rejeição das contas do governo, será enviado ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vai encaminhá-lo à Comissão Mista de Orçamento.

08 de outubro de 2015
Lara Rizério
iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário