"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

SUPREMO BARRA RITO DE TRAMITAÇÃO DO IMPEACHMENT DE DILMA E ESTRAGA PLANO DA OPOSIÇÃO

teori_zavascki_1001


A guerra jurídica já começou na seara do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Nesta terça-feira (13), o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu de maneira liminar, ou seja, provisória, o pedido feito pelo deputado federal Wadih Damous (PT), em mandado de segurança, para suspender o rito de tramitação do impeachment definido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com base no regimento interno da Casa.

Segundo Damous, o rito do impedimento depende da lei e não pode ser definido de “maneira autocrática pelo presidente da Câmara”. É importante ressaltar que esta decisão impede que a oposição entre com recurso para levar a questão a plenário caso o presidente da Câmara rejeite um pedido de afastamento da presidente, como Cunha já sinalizou que faria.

“Defiro medida liminar para determinar a suspensão da eficácia do decidido na Questão de Ordem nº 105/2015, da Câmara dos Deputados, bem como dos procedimentos relacionados à execução da referida decisão pela autoridade impetrada”, destacou Zavascki, na decisão. Uma liminar parecida também foi concedida pela ministra Rosa Weber, em resposta a mandado de segurança pedido pelo deputado Rubens Pereira Jr.

No final de setembro, em nome do PT e do PC do B, o deputado Wadih Damous apresentou uma questão de ordem sobre o questionamento com relação ao rito de um eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que havia sido apresentado pela oposição e cuja resposta foi lida por Cunha em Plenário.

13 de outubro de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário