"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

"HAUTE CUISINE", VERSÃO CHIQUE DO FOME ZERO, MOSTROU-SE EFICIENTE



wpid-wp-1439435138092.jpeg
Renan agora é mais importante do que Joaquim Levy
Renan Calheiros é o homem que manda na Política do País no presente momento. Parece que a “Haute Cuisine”, como está sendo chamada a série de jantares oferecidos pela presidente Dilma Rousseff aos membros do Legislativo e agora do Judiciário, está sendo considerada uma versão mais que eficiente do Programa Fome Zero e vem cooptando nomes importantes para o lado de Dilma nos últimos dias, numa desesperada tentativa gastronômica para livrá-la do impeachment.
Essa rodada de encontros no Palácio da Alvorada teve como principal conquista trazer para o lado da presidente da República o presidente do Senado, Renan Calheiros, atualmente um dos nomes de maior importância na Coordenação Política do Governo.
O senador alagoano é um político veterano e, sobretudo habilíssimo, com noções de Direito, conhecimentos sólidos de questões regimentais e PHD em política de bastidores. Enfim, tudo o que a presidente Dilma precisa de um eficiente interlocutor, em momento tão grave como o que o País atravessa.
UMA BRIGA DURA
Mas o embate não vai se fácil. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, não fica atrás. É homem inteligente. 
Domina com plena intimidade o Regimento da casa e mesmo sem formação jurídica acadêmica, não pode ser considerado um jejuno em Direito. Ao contrário, possui pleno conhecimento de Direito Constitucional, que é onde se encontra inserida a questão do impeachment.
E sobretudo, de bobo Eduardo Cunha não tem nada! É um dos políticos mais atentos e vigilantes em tudo o que vem acontecendo hoje no cenário político e econômico do país.
Fica a pergunta: Quem vencerá?

14 de agosto de 2015
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário