"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

UM POUQUINHO DE CADA LUGAR


Neste site você encontra relatos de "Um Pouquinho de Cada Lugar", visitados por Joaquim Nery Filho, um viajante brasileiro, geógrafo, Agente de Viagens, Diretor da Agência Via Alegria e apaixonado por fotografia.


A cidade de Granada fica no coração da Andaluzia. Foi a primeira cidade da Espanha ocupada pelos mouros, ainda no século VIII e assim permaneceu até o século XV (1492), quando foi conquistada pelos reis católicos.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS





A ENCANTADORA CIDADE DE GRANADA


Granada foi um centro de cultura importante durante a ocupação moura. A convivência de muçulmanos, católicos e judeus, impulsionaram a cidade, onde artesãos, mercadores, cientistas e eruditos se misturavam com facilidade. Essa característica deixou para Granada um legado cultural e arquitetônico espetacular.





IGREJA DE SANTA ANA NO BAIRRO DE ALBAICÍN


No bairro de Albaicín é onde mais se sente a influência moura em Granada. A maioria das igrejas, ocupam hoje o lugar que no passado foi das mesquitas.





RUA NO CENTRO DE GRANADA COBERTA POR TOLDOS


No verão a cidade, como toda a Andaluzia é muito quente. Nas ruas estreitas do centro são colocados toldos para amenizar os efeitos do calor.





PATIO DE ARRAYANES NO CENTRO DO PALÁCIO DE ALHAMBRA


O maior tesouro de Granada é o Palácio de Alhambra, um dos mais impressionantes monumentos mouros da Europa. Em Alhambra, a magia da arquitetura mourisca mistura luz, água e decoração sofisticada.





PALÁCIO DEL PARTAL


No centro do Palácio de Alhambra fica o Palácio del Partal, o edifício mais antigo do complexo arquitetônico.


O Palácio foi construído pela dinastia násrida que governou Granada. Alhambra usou materiais baratos, mais ricamente trabalhados pelos artesãos mouros.





TRABALHO SOFISTICADO NA DECORAÇÃO DO PALÁCIO DE ALHAMBRA






SALA DE LOS ABENCERRAJES – O PADRÃO GEOMÉTRICO DO TETO FOI INSPIRADO NO TEOREMA DE PITÁGORAS





PÁTIO DOS LEÕES - ALHAMBRA


Uma das áreas de destaque de Alhambra é o “Pátio de los Leones”, um pátio cercado por 124 colunas e no centro aparece a fonte que se apóia em 12 leões de mármore.





DETALHES DOS LEÕES DE ALHAMBRA


A norte do Castelo de Alhambra aparece o Generalife, um castelo menor com belíssimos jardins e muitos canais. O Generalife foi a propriedade de campo dos reis náridas. O nomne significa “O Jardim do Paraíso Elevado” e traduz bem a beleza do local.




PÁTIO DE LA ACEQUIA NO GENERALIFE – JATOS DE ÁGUA ENFEITAM A LONGA PISCINA


30 de abril de 2015
Joaquim Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário