"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

MEDO DO PANELAÇO. O JEITO É USAR AS REDES SOCIAIS...

Com medo do panelaço, Dilma vai usar as redes sociais para veicular vídeos para os trabalhadores. Segundo a SECOM, não vai alcançar 51% dos brasileiros.


O ministro da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Edinho Silva, acaba de anunciar: a presidente Dilma Rousseff gravará nesta quinta-feira ao menos um vídeo para ser publicado nas redes sociais por ocasião do primeiro de maio, Dia do Trabalho. Com medo do tradicional panelaço do povo brasileiro, Dilma vai deixar de falar com mais da metade da população, com 80% dos mais pobres e com mais de 90% dos mais idosos. E quem afirma isso é a própria SECOM, empesquisa sobre os meios de comunicação, publicada neste ano. Destacamos alguns pontos da pesquisa:

A internet foi apontada por 42% dos brasileiros (1º + 2º + 3º lugares). Por esses critérios, ela ficaria atrás da televisão (93%) e, por uma pequena diferença, do rádio (46%).

Apesar da sua crescente importância, é alto o percentual de entrevistados que ainda não utilizam a internet (51%).

Os dados mostram que 65% dos jovens com até  25 anos acessam internet todos os dias. Entre os  que têm acima de 65 anos, esse percentual cai  para 4%. 

Entre os entrevistados com renda familiar mensal de até um salário mínimo (R$ 724), a proporção dos que acessam a internet pelo menos uma vez por semana é de 20%. 

Quando a renda familiar é superior a cinco salários mínimos (R$ 3.620 ou mais), a proporção sobe para 76%. 

Por sua vez, o recorte por escolaridade mostra que 87% dos respondentes com ensino superior acessam a internet pelo menos uma vez por semana, enquanto apenas 8% dos entrevistados que estudaram até 4ª série o fazem com a mesma frequência.

Tais informações ajudam a explicar os principais gargalos para o uso da internet: além da falta de interesse (43%), a falta de habilidade com o computador (41%) – que afeta as pessoas mais velhas e menos escolarizadas –, a falta de necessidade (24%) e os custos que envolvem o uso das novas mídias (14%) – que impacta os mais pobres – estão entre as principais razões pelas quais os brasileiros não utilizam as novas mídias.

A pesquisa da própria SECOM atesta os reais motivos pelos quais Dilma vai usar a internet para não falar com mais da metade do país: é medo de panela!

30 de abril de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário